Moda, Novidades

Osklen lança tênis sustentável

21 out 2020 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

“Não é de hoje que uma relação mais consciente com o planeta nos inspira na pesquisa e criação de produtos que possam ser uma opção mais sustentável para os nossos clientes.

Há mais de 20 anos temos nos dedicado, de forma pioneira, ao propósito da sustentabilidade, incorporando nosso estilo e design a produtos éticos que inspirem cada vez mais pessoas a adotarem uma vida mais equilibrada e consciente.

Para o desenvolvimento da linha OSKLEN AG reunimos nossas melhores práticas socioambientais para criar o tênis mais sustentável possível.

OSKLEN AG estimula a cadeia de novos materiais sustentáveis, com garantia de origem, transparência, rastreabilidade e geração de renda para comunidades ribeirinhas e indígenas.

Simboliza a adoção de uma atitude a favor de uma vida mais sustentável, em que o consumidor pode assumir o protagonismo na mudança do perfil do consumo, tornando-o um ato em prol do desenvolvimento humano sustentável.”

Oskar Metsavaht – Fundador e Diretor Criativo da OSKLEN.

Mix de Matérias-Primas & Processos Sustentáveis

OSKLEN AG é um marco na categoria de tênis ao empregar na sua confecção um elaborado e rico mix de ingredientes sustentáveis em um único projeto. Desenvolvido para criar o menor impacto ambiental possível, promove a economia da floresta em pé, a geração de renda e o empoderamento de grupos de ribeirinhos, indígenas e comunidades do Brasil.

Desde resíduos reaproveitados ao couro integralmente rastreável, a linha de tênis utiliza os e-fabrics, matérias-primas de origem sustentável desenvolvidas em parceria com o Instituto E, além do látex natural da Amazônia.

A fabricação de cada par de tênis reutiliza pneus descartados, cortiça, palha de arroz, cana-de-açúcar, resíduos de fio de algodão e lona. Conheça em detalhes cada matéria-prima:- Eco Lona confeccionada a partir de fibras recicladas e algodão.- Couro bovino certificado com garantia de rastreabilidade, zero cromo.- Solado Osklen AG, uma combinação inovadora e exclusiva. Contém látex natural da Amazônia e resíduos reaproveitados (borracha reciclada, pó de pneus descartados, cortiça e palha de arroz)- Palmilha em EVA verde produzida com 70% de cana-de-açúcar.

MATERIAIS E SEUS IMPACTOS

Eco Lona // E-Fabric

// Procedência: Americana/SP

// Feito de algodão reciclado e fibras residuais misturadas ao algodão;

// Certificado Ecocert

// O uso de algodão reciclado reduz a quantidade de água no processo produtivo, ajuda a

preservar os lençóis freáticos e evita a emissão de CO2;

// Também ressignifica um material que de outra forma viraria lixo e poluiria o meio ambiente.

// Forro de sarja feita de materiais reciclados.

Couro bovino certificado // E-Leather // E-Fabric

// Procedência: Novo Hamburgo/RS

// Certificado LWG Gold – É uma ferramenta internacional de avaliação que promove a sustentabilidade e o uso de práticas ambientalmente corretas.

// Rastreabilidade total garantindo que a pecuária não seja proveniente de áreas de desmatamento;

// Chrome free, evitando danos ao meio ambiente;

Solado Sustentável 

Uma composição inovadora e exclusiva à base de materiais sustentáveis:● em média 45% de látex natural da Amazônia.● 10% a 20% de materiais reciclados como borracha reciclada, pó de pneu descartado, palha de arroz e cortiça

Látex // sola 

// Procedência: Altamira/PA

// Selo Origens Brasil para rastreabilidade;

// Capacita comunidades locais com desmatamento zero;

// Extraído de forma sustentável de seringueiras amazônicas;

// Gera renda para comunidades ribeirinhas e indígenas.

// Impacto social: Osklen comprou 44% do volume de látex produzido pela Rede de Cantinas em 2019 – um projeto estabelecido na Terra do Meio, na região de Altamira (PA), responsável pela produção e comercialização de ingredientes locais, atividade que ajuda a proteger mais de 8 milhões de hectares de terras indígenas e unidades de conservação ameaçadas pelo desmatamento e pela extração ilegal de madeira. Através dessa iniciativa, a Osklen beneficiou diretamente 25 famílias locais.

Materiais reciclados

Borracha reciclada/pó de pneu // Palha de arroz // Cortiça

A reutilização desses materiais deu novo significado aos resíduos que, de outra forma, virariam lixo e poluiriam o meio ambiente.

EVA Verde // palmilha:

//Procedência: Triunfo/RS

// 70% do EVA verde produzido com cana-de-açúcar plantada e cultivada no Brasil;  

// O EVA verde captura 2,51 kg de CO2 para cada kg produzido;

// A plantação de cana-de-açúcar contribui para a recuperação do solo;

// 80% da energia usada em seu processo produtivo provém de fontes renováveis.

Ilhoses // presentes apenas no modelo de lona:

// maleável, liga metálica de cobre e zinco, de alta qualidade, durabilidade e intensa resistência à corrosão

// A sucata gerada no processo retorna à fábrica como matéria-prima

// Nickel free de acordo com as normas REACH*

// Certificado ISO 9001: 2015

// Certificado ABVTEX

*O REACH é um regulamento da União Europeia adotado para melhorar a proteção da saúde humana e do ambiente face aos riscos que podem resultar dos produtos químicos. Promove igualmente métodos alternativos para a avaliação dos perigos das substâncias tendo em vista a redução do número de ensaios em animais.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post