Olivier Rousteing é o novo “padrinho da moda” do Istituto Marangoni em Paris em 2022, marcando uma colaboração privilegiada entre o diretor artístico da Balmain e a escola de moda.
A colaboração entre o Marangoni e a Balmain terá vários formatos ao longo do ano, explicou a instituição de ensino em um comunicado.
Em abril, Olivier Rousteing – diretor artístico da Balmain há mais de uma década – irá realizar uma masterclass especial para 450 estudantes onde irá falar sobre sua jornada e responder perguntas. Durante o ano, Olivier também irá colaborar com a equipe docente do Marangoni sobre os diferentes programas oferecidos na escola e ideias de desenvolvimento.
“Há pouco tempo, as pessoas mais influentes do mundo da moda nunca imaginaram que alguém como eu poderia estar à frente das coleções de uma das mais emblemáticas marcas de Paris. Mas os tempos estão mudando. As gerações que me precederam trabalharam para abrir portas que estavam fechadas há muito tempo e graças a elas, pude entrar e fazer parte de um clube até então muito exclusivo. Tenho de honrá-los e é por isso que estou mais do que determinado a manter essas portas bem abertas”, disse Rousteing, adotado por franceses e que cresceu em Bordéus.
A sua ligação com o Marangoni, marca o último exemplo de mentoria de alto nível na instituição de ensino, que em dezembro anunciou que a aclamada jornalista, estilista e consultora britânica Katie Grand iria organizar uma série de masterclasses e workshops durante o primeiro semestre acadêmico.
Em setembro, durante a Paris Fashion Week, os estudantes terão também a oportunidade de trabalhar no Balmain Fashion Festival, uma mistura de desfile e performances musicais ao vivo, que é um ponto alto da temporada francesa. Finalmente, a Maison Balmain irá conceder uma bolsa de estudo de um ano a um estudante no Marangoni.
“Quero ajudar as gerações futuras e assegurar que a indústria da moda francesa reflita a diversidade e a beleza que vemos todos os dias nas ruas de Paris. Tenho orgulho em ser parceiro do Istituto Marangoni na França para tornar este sonho uma realidade”, acrescentou Rousteing.