Moda

Chanel Haute Couture 2021

27 jan 2021 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

Chanel apresentou seu mais novo desfile de alta-costura na terça-feira (26) para apenas meia dúzia de convidadas. Era possível imaginar Coco Chanel usando cada um dos looks da coleção

A diretora criativa da marca de luxo francesa, Virginie Viard, retornou ao espaço de desfiles preferido da maison, o Grand Palais. Em seus 240 metros de comprimento, a luz invadia através do enorme teto de vidro abobadado nas garotas favoritas da Chanel: as embaixadoras Marion Cotillard, Penelope Cruz, Vanessa Paradis, Lily-Rose Depp e Alma Jodorowsky; As amigas da grife, Joana Preiss e Izïa Higelin; e mais nova parceira da marca, Charlotte Casiraghi.

Viard escolheu o famoso fotógrafo holandês Anton Corbijn para dirigir o vídeo do desfile desta temporada, revelado precisamente às 14h (horário de Paris) da terça-feira, segundo dia da temporada da alta-costura de Paris, que tem duração de quatro dias e está sendo realizada em formato online devido à pandemia. Esse é o horário preferido de todas as grandes grifes, pois permite que clientes na China e em Nova York assistam à apresentação ao vivo.

Em uma carreira agitada, Corbijn fotografou as capas de álbuns da banda irlandesa de rock U2; foi modelo na passarela do estilista japonês Yohji Yamamoto e dirigiu longas-metragens com astros como George Clooney e Philip Seymour Hoffman. Antes do desfile, a Chanel lançou seu teaser de apenas 16 segundos, que mostrava as modelos chegando ao ateliê da marca, localizado no número 31 da rua Cambon, em Paris, enquanto as costureiras pregavam lantejoulas e botões.

O objetivo do vídeo de Corbijn era realizar “retratos de família” das garotas favoritas de Viard para a capa de um álbum com a pintura de uma camélia do artista holandês, a flor favorita de Coco Chanel. Por esse motivo havia retratos de modelos posando no coração dos recém-renovados salões de alta-costura da Chanel, redecorados com o espírito de Gabrielle Chanel pelo decorador parisiense Jacques Grange e inaugurados neste mês.

“Eu sabia que não poderíamos fazer um grande desfile, que teríamos que inventar outra coisa, então tive a ideia de uma pequena procissão que desceria as escadas do Grand Palais e passaria sob arcos de flores. Como uma festa de família, um casamento”, explicou Viard, vestindo uma calça listrada, uma camisa branca masculina e um colete.

As embaixadoras da marca, com Cotillard em um vestido preto e Vanessa Paradis em uma jaqueta de lã enfeitada com cristais, posaram posteriormente com as mesmas roupas que vestiram no desfile, todas extraídas de coleções anteriores da Chanel.

O vídeo se concentrava na imagem de um cavalo branco galopando dentro do Grand Palais, antes que diplomatas da moda se tornassem o público do desfile, sentados em cadeiras douradas Luís XV no imponente Grand Palais, enquanto o elenco desfilava por uma passarela circular repleta de flores e adornada com treliças. Assim como o filme mais famoso de Corbijn, “Control”, sobre a vida do líder do Joy Division, Ian Curtis, o vídeo da Chanel foi filmado em preto, branco e cinza.

Como o vídeo, a coleção era igualmente composta e coerente; desde as novas calças largas com uma jaqueta bolero feita inteiramente de babados, aos looks sedutores de saia em georgette rosa. Saias de tule com babados ou saias destacáveis ​​com margaridas brancas evocavam os dias lânguidos do verão.

Uma coleção de espírito livre, na qual as modelos vestiam sapatos de dançarina de tango duas tiras ou botas acolchoadas de salto cunha decorados com detalhes dourados. Em vez do preto, a cor chave era o antracite, visto em jaquetas de lã bouclé e vestidos largos. Para a noite, vestidos com babados guipur e boleros quase transparentes em maravilhosas cascatas de georgette. A maioria das modelos usava uma peruca de tecido com flores e dançava ao som do clássico Be My Baby, de The Ronettes.

O elenco sentou-se entre as estrelas e embaixadoras, que pareciam irmãs mais velhas bem-sucedidas. Ou, na verdade, as filhas que Coco nunca teve. Um soberbo cavalo cinza carregava uma Marianne estilo anos 20, usando um vestido de noiva de cetim cristalino com a frente aberta e uma cauda de tule de 3 metros bordada pela maison Lesage com borboletas de pedrarias e pérolas.

“Adoro grandes reuniões de família, quando todas as gerações se misturam. É tão caloroso. Vejo esse espírito hoje na Chanel. Porque a Chanel também é uma família. Um espírito que deve ser celebrado mais do que nunca…ao pé da mítica escada coberta de espelhos. Queria reunir as modelos para o momento das fotos de família”, concluiu Virginie.

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