Com a sua coleção de alta-costura para a primavera-verão 2021, Giorgio Armani Privé exalta uma certa elegância milanesa. Uma moda feita de cortes simples e sóbrios embelezada com detalhes singulares, onde o costureiro se divertindo brincando delicadamente com as transparências e com apenas algumas cores bem definidas. Com a quintessência do luxo discreto e o know-how dos artesãos italianos, a coleção foi revelada na noite de terça-feira (26) na plataforma da Semana da Alta-Costura de Paris por meio de um vídeo gravado em Milão
Abandonando as passarelas parisienses da alta-costura, Giorgio Armani quis apresentar a sua coleção pela primeira vez em Milão. Ele estava particularmente interessado em organizar este desfile de moda no histórico Palazzo Orsini, um palácio do século 17 onde instalou sua sede em 1996. Mas evolução da pandemia decidiu o contrário. Como não pôde realizar um evento com presença de convidados, a empresa optou fazer um desfile de portas fechadas, na frente das câmeras.
Enquanto os sinos tocam ao longe, a câmara voa sobre o edifício, circulando lentamente ao redor do pátio, no qual mergulha para nos introduzir no palácio. Depois de passar a colunata do pátio principal e a grande escadaria que conduz ao primeiro andar, o espectador é projetado sob a série de afrescos que decoram o sunptuoso salão central, que geralmente abriga as oficinas de costura.
O chão é preto e brilhante, enquanto uma longa parede lateral é inteiramente coberta por um espelho, criando um cenário muito especial, apenas iluminado pela luz difusa vinda das altas janelas. O espelho dá ao espaço uma sensação de amplitude, ao mesmo tempo que duplica as modelos que correm ao seu lado.
Sem cartilhas, à vontade com seu traje masculino, com uma simples boina colocada na cabeça e os cabelos ligeiramente despenteados, as modelos entram no salão, exibindo um ar despreocupado de elegância inata. A grande aposta está no equilíbrio das proporções e detalhes, no sofisticado mas nunca gritante. As roupas são fluidas ou marcam o corpo, vestindo estas mulheres com naturalidade.
O Palazzo Orsini ganha vida diante dos nossos olhos com essas jovens mulheres, que parecem encarnar a nobreza milanesa do passado em seus trajes ricos e resplandecentes. Embora se vistam com terninhos, os tecidos masculinos dos seus ternos em tons de cinza são tecidos com fio de lurex prateado para um efeito lamé.
Os casacos, curtos e ajustados, por vezes sem gola, oferecendo um amplo decote, são forrados com pequenos cristais e fechados com botões de joia. Dotados de simples malhas pretas, estes ternos parecem ainda mais ricos. Com suas texturas luminosas, os tecidos lembram brocados ou damascos.
Sempre neste espírito chique e sóbrio, as mulheres gostam de combinar calças pretas ou tops, em veludo de cetim ou seda, com casacos ou saias longas e luminosas de organza decoradas com pedras e lantejoulas. Colares longos de pérolas pretas amarrados com uma fita ao redor do pescoço, caindo em cascata ao redor do torso, como um colete. Em alguns modelos, o tule cobre uma saia ou, como uma capa, é colocado sobre os ombros para envolver o corpo e assim reduzir os efeitos do brilho.
O destaque fica por conta dos ombros, que muitas vezes ficam levemente elevados em jaquetas ou ganham volume em alguns vestidos, bem como no pescoço com golas proeminentes enfeitadas com bordados ou redes de crinolina decoradas com cristais. Na mesma ideia, algumas golas de xale se estendem em uma flor esculpida pelo tecido enrolado sobre si mesmo.
À noite, as transparências se multiplicam, sempre iluminadas por enfeites e bordados cintilantes. Flores estilizadas bordadas com lantejoulas vermelhas e azuis tomam conta de casacos de organza e saias longas. Em outra parte, lantejoulas lilases e pérolas rosa são incrustadas em um top de chiffon transparente. A mulher Armani hesita entre o calor do vermelho magenta ou a frescura do verde água. Ela acaba optando por vestidos bustierazul-escuro com pequenas estrelas ou ricos vestidos azuis da Prússia.
A noite cai, e na sala a festa continua. As jovens se examinam furtivamente nos espelhos, se cruzando suavemente como em um círculo infinito. À meia-noite, a última delas foge, correndo pelos longos corredores do palácio escuro em seu vestido vaporoso de tule cobalto.