A marca de luxo Balenciaga retoma sua expansão na América Latina com uma loja em São Paulo, sua primeira não só no Brasil, mas em toda a América do Sul.
A flagship da Balenciaga no Brasil está localizada no piso térreo do shopping JK Iguatemi e possui 145 metros quadrados. No interior, a marca do grupo Kering apresenta uma seleção completa de propostas de prêt-à-porter feminino, masculino, acessórios, calçados, óculos, joias e bolsas.
Dados do complexo JK Iguatemi revelam que o estabelecimento apresenta o novo conceito arquitetônico da marca com pisos de concreto bruto, luminárias suspensas de LED e prateleiras de alumínio lacado. O concreto também está presente nas paredes e fachadas, contrastando com as paredes de madeira dos vestiários e os bancos de couro escuro.
Com esta abertura, o Brasil e o México são os únicos países da América Latina onde a marca fundada por Cristobal Balenciaga está presente com pontos de venda oficiais.
Atualmente, a direção criativa da Balenciaga está nas mãos de Demna Gvasalia, que assumiu as rédeas da marca em outubro de 2015 após a saída de Alexander Wang. O designer, que também é cofundador da Vetements, apresentou a sua primeira coleção de moda para a maison de luxo em março de 2016, durante a Semana da Moda de Paris.
No entanto, a tão esperada estreia da Balenciaga de Gvasalia nas coleções de alta-costura está marcada para o próximo mês de julho, no âmbito da nova edição da Semana da Alta-Costura de Paris.