Moda, Novidades

Pit Uomo 100°

31 maio 2021 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

Com o Pitti Uomo em junho, que será realizado de 30 de junho a 2 de julho em Florença, a Fortezza da Basso voltará a ser uma plataforma em presença, bem como digital, dedicada à apresentação das novas coleções e das novas tendências do vestuário masculino internacional. Esta edição especial – a 100.ª – será também o tema em torno do qual irão girar todos os eventos do verão europeu, incluindo a Pitti Filatie Pitti Bimbo, que serão divididos nos formatos de exposição “100% Filati” e “100% Bambino”.

“O 100 é um número forte, significativo, redondo e promissor. É certamente um objetivo, mas, se lido ao contrário, 001 torna-se o símbolo de um novo começo. Desde o início nos pareceu ser uma grande oportunidade para expressar o estado de espírito com que nos preparamos para conceber e organizar as nossas feiras de verão, que finalmente voltaram a estar presentes”, comentou Agostino Poletto, diretor-geral da Pitti Immagine.

Um sinal gráfico multifacetado do designer Francesco Dondina irá caracterizar a campanha publicitária e colorir a Fortezza da Basso, envolvendo a comunidade da moda num exercício de criatividade.

O designer convidado da 100.ª edição do Pitti será o sul-africano Thebe Magugu, de 27 anos, que apresentará a prévia de uma coleção especial masculina de sua marca homônima, com um evento num local especialmente dedicado da Fortezza da Basso.



“Thebe Magugu conquistou-nos imediatamente”, confessou Lapo Cianchi, diretor de Comunicações e Eventos da Pitti Immagine, “desde que começamos a seguir o seu percurso, pela frescor da sua criatividade multicultural e multidisciplinar, e ao mesmo tempo pela naturalidade com que o seu compromisso ético e social emerge nas suas coleções. Thebe cria moda que está constantemente suspensa entre arte e artesanato, educação e práticas ancestrais. O seu trabalho nos pareceu perfeito para convida-lo, de uma forma não convencional, um novo começo cheio de consciência jovem e enérgica”.

“Estou realmente orgulhoso de ser o designer convidado desta temporada e de participar da edição especial de aniversário da Pitti Uomo, apresentando a minha primeira cápsula de moda masculina”, disse o designer Thebe Magugu. “Tenho um imenso respeito pela forma como o eventlo sempre esteve empenhado em destacar o legado e a tradição, com um olhar em contínua expansão sobre o novo. É no que nós, na Thebe Magugu, também acreditamos firmemente”.


Thebe Magugu vive em Joanesburgo, mas nasceu em Kimberley, uma pequena cidade mineira de África do Sul. Criado numa família de três gerações de mulheres, define a sua roupa como uma ode constante ao universo feminino, “mulheres fortes e extremamente independentes que pensam”. Inspirado por uma cultura multidisciplinar, Thebe Magugu estudou Design de Moda, Fotografia de Moda e Media de Moda, disciplinas que desempenham um papel importante na sua narrativa. Após vários estágios e colaborações na indústria, lançou a sua marca homônima em 2016.

Thebe Magugu recebeu o International Fashion Showcase de 2019 com o British Fashion Council e o LVMH Prize de 2019. Lançou também a Faculty Press, uma revista que celebra pessoas-chave, momentos e ideias da África do Sul e da cultura jovem africana.

O Pitti Uomo será também, como sempre, o foco do programa de eventos e projetos especiais que serão realizados ao vivo, nos seus espaços, de 30 de junho a 2 de julho, e que nos mesmos dias serão ampliados digitalmente pelo Pitti Connect.

Pitti Uomo 100 acolherá a terceira edição do Sustainable Style, onde Giorgia Cantarini – jornalista de moda e curadora do projeto – apresentará uma nova seleção de marcas, o resultado do scouting entre os designers mais jovens e mais cool que criam e produzem de acordo com critérios de eco responsabilidade. Entre as marcas já confirmadas encontram-se a Arbo Paris, Connor McKnight, DNI, Monad London, Myar, Patchouli Studio, Reamerei, Stories, Uniforme, Vitelli e Woo.

Uma novidade absoluta na Fortezza da Basso serão os Pitti Studios, um serviço de produção de conteúdos fotográficos, vídeo e narração de histórias concebido para melhorar as propostas das marcas num meio social e digital multicanal, Pitti Connect e plataformas dos próprios expositores. O resultado é uma história criativa de alto desempenho, concebida para melhorar as características da marca, para comunicar as suas características distintivas da melhor maneira possível e de uma forma global.

A edição número 100 é, então, muito antecipada, não só pelo que o evento veio a representar nos seus primeiros 50 anos de história, tornando-se o ponto de referência da moda masculina no mundo, mas também porque marca um “recomeço” após um ano e meio afetado por uma pandemia que, infelizmente, não será esquecida em breve. Sendo 100 ou 001, então, o ponto de partida e o recomeço juntos, em uma única mensagem que definitivamente pressagia o bem.

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post