Apesar do verão trazer altas temperaturas para esse início de ano, o sol não é o único fator que pode prejudicar o seu cabelo. A água da piscina, que geralmente contém cloro, e do mar, que tem sal, também podem danificar as suas madeixas. Para você não deixar de aproveitar o verão, veja as orientações de hidratação para diferentes tipos de cabelo que a cabeleireira Aline Morais, que atende pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, separou para você. Confira abaixo:
A hidratação começa na lavagem do cabelo, pois a escolha do shampoo influencia diretamente nos cuidados com os fios.
Cabelos lisos – uma das formas de dar brilho ao fio é usar queratina, pois ela devolve ao fio o que foi perdido com a ação do cloro ou do sal.
Cabelos cacheados – prefira escolher um shampoo sem sal e aposte em uma hidratação bem intensa, utilizando óleo de coco para a umectação dos cachos. Para evitar o frizz, você também pode adotar o hábito de usar uma camiseta macia para secar as madeixas ao invés de uma toalha. E para obter uma modelagem dos fios na hora da finalização, misture um leave-in com creme de pentear para cabelos cacheados.
Cabelos ressecados – a melhor opção é adotar produtos que tem ação restauradora e reconstrutora. Desta forma, os fios terão seus nutrientes e vitaminas devolvidos para a fibra do cabelo, resultando em um visual saudável, brilhoso e com movimento. De acordo com o dano causado pela temporada de mar e piscina é possível escolher produtos específicos que pode ter sua ação prolongada, dando melhor resultado na sedosidade dos fios.
Cabelos oleosos – demandam um cuidado diferente, pois eles necessitam de produtos mais esfoliantes para o couro cabeludo e menos densos, para ajudar no controle da oleosidade.
Todos os tipos de cabelo – em todos os casos, o uso de um protetor solar para os fios antes da exposição ao sol faz muita diferença na prevenção dos maus tratos sofridos no verão. “Vale lembrar que um cabelo que já passou por um processo químico sentirá um resultado maior com o uso de aminoácidos”, comenta Aline.