Beleza Negra: especialista destaca cuidados com a pele e fios em especial durante o Verão
A modelo piauiense Laís Ribeiro, conhecida nas passarelas como angel da Victoria’s Secret; a cantora Iza, que brilha com sua voz e beleza; a atriz norte-americana Halle Berry, que esbanja beleza e elegância do auge dos seus 55 anos. São inúmeros os exemplos de belas mulheres negras famosas, no cenário nacional e internacional.
E algo que chama a atenção é que, quando comparada à pele branca, as negras aparentam normalmente menos idade do que realmente têm. ‘Cada pele tem suas peculiaridades e com a pele negra não seria diferente. Os pacientes com fototipo mais alto possuem uma proteção natural (maior presença de melanina na pele) contra a radiação solar, fibras de colágeno mais densas, o que poderia justificar uma velocidade menor de reabsorção dessas fibras justificando o envelhecimento cutâneo mais lento nas pessoas de pele negra”, explica a dermatologista Larissa Oliveira, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Por outro lado, normalmente são peles mais oleosas e precisam de cuidados especiais, segundo a especialista. “A pele negra por possuir glândulas sebáceas maiores, consequentemente produzem mais sebo. Em geral, são peles mais oleosas com tendência a cravos, acne e foliculares”, ressalta a médica.
A Dra. Larissa também destaca que os fios merecem atenção especial. “O cabelo afro também possui características próprias, apesar do aspecto mais cheio e volumoso, em geral são fibras mais frágeis, devido à sua conformação ser muito ondulada, ter baixa umidade natural e distribuição irregular da oleosidade e também por terem menor quantidade de queratina sobre a fibra. Portanto, são menos resistentes aos produtos químicos e ao aquecimento”, destaca.
Pele Negra…
✔️ A limpeza da pele com sabonetes suaves oil control estão indicados 2x ao dia, de preferência em gel (possuem pH mais fisiológico) e com água fria.
✔️ Tônicos com ação adstringente complementam a limpeza e preparam a pele para receber os ativos de tratamento noturnos.
✔️ Peles negras também precisam de proteção solar adequada, como possuem maior capacidade de produção de melanina, pigmentam e mancham também com maior facilidade. Estão indicados filtros solares com FPS > 30 a cada duas horas, de preferência filtros oil free, para não aumentar a oleosidade.
✔️ Um bom antioxidante de uso diurno está recomendado. Em especial o uso da vitamina C que além de prevenir as rugas e sinais de envelhecimento, ainda tem ação estabilizadora da Tirosinase (enzima chave na produção de melanina), reduzindo a formação de manchas diversas, dentre elas o melasma. A vitamina C também pode ser usada com outros ativos que clareiam a pele e controlam a oleosidade, como o ácido ferulico e salicílico, respectivamente.
Fios..
✔️ Uma dica é sempre utilizar o leave in com proteção térmica antes de submeter os fios a qualquer tipo de aquecimento. Sempre utilizar secador com distância mínima de 15 cm dos fios e evitar aquecimentos superiores a 200 graus celsius, para evitar a desnaturação das proteínas da cutícula.