A vida me deu a feliz oportunidade de passar os últimos 3 meses trabalhando na Europa, dos quais 2 deles passei na Itália. Eu, que já era uma apaixonada pelo país, ao descobrir o quanto os Italianos estão na frente quando o assunto é sustentabilidade me apaixonei mais ainda. Sacolas plásticas são praticamente extintas, quase absolutamente todas as residências e estabelecimentos realizam a coleta seletiva do lixo, o “fatto a mano”, ou “fatto in Italia” superam o “made in China” em 1000% e são o verdadeiro orgulho nacional, mas foram os cosméticos que roubaram meu coração. À convite da Davines, a marca Italiana de produtos de cabelo conhecida no mundo todo, fui visitar a sede da empresa na cidade de Parma, e fiquei encantada com o que vi. A sede é aberta a visitantes, basta marcar um horário e ter um motivo ou alguma ligação com a indústria de cosméticos.
Ao chegar, fui recebida pela RP da marca, que me levou para tomar um chá feito lá mesmo para me explicar mais sobre a marca e me orientar sobre a visita. Iniciamos a visita pelo salão de experimentos, aonde os produtos são testados em pessoas e não em animais, a maioria habitantes das redondezas cujos atributos físicos preenchem os requisitos do produto a ser testado. Em seguida passamos pelo acervo dos produtos, aonde pude conhecer tudo o que a Davines produz, que é muito além do que eu tinha conhecimento. Além dos produtos que já conhecemos, foi lançada uma marca de cosméticos sustentáveis chamada Comfort Zone. São produtos 99% orgânicos, com embalagens 100% sustentáveis, e muitos já premiados ( a máscara noturna salvou minha pele na primeira noite).
O próximo passo, e o mais secreto, foi o laboratório. Fotos e filmes eram proibidíssimos, pois é lá que são desenvolvidas todas as fórmulas por químicas (foco no feminino) híper qualificadas. Do laboratório, passamos às embalagens, etiquetas e por fim um passeio pela propriedade. São 77 mil metros quadrados, aonde apenas 20% são ocupados por construções; o restante é inteiro constituído por áreas verdes, pensadas no bem-estar dos funcionários. Com o intuito de construir um laboratório a céu aberto in loco, por motivos de estudo e para alimentar os funcionários com alimentos mais naturais possíveis, a empresa está construindo uma floresta dentro do terreno de mais de 3 mil metros quadrados, algo nunca feito antes por uma empresa de cosméticos.
A cereja do bolo foi a hora do almoço. O restaurante é um buffet vegano comandado pelo chef 3 estrelas Michelin do restaurante Da Vittorio, de Bérgamo. Comemos à la Italiana, mas com o detalhe de que tudo foi milimetricamente calculada pela nutricionista in loco para o máximo bem-estar dos funcionários (e suas cútis e cabelos).
A marca está presente no Brasil há alguns anos, disponível em salões de cabelereiro (como o HBD no Rio) ou pela internet como nas americanas.com, strawberry.net e possuem um pequeno centro de testes em São Paulo.
HBD: Rua Barão de Jaguaripe, 182 -Ipanema
27 nov 2018 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários