Bem-Estar

Osteoporose: A Doença Silenciosa

27 nov 2018 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

Osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea, o que faz aumentar o risco de fraturas, é uma doença silenciosa porque não tem sintomas, muitas vezes diagnosticada após ocorrência de uma fratura.
Os locais mais comuns de fraturas são fêmur, costela e quadril.
É mais comum em mulheres com mais de 45 anos, e progride com o aumento da idade.
As principais causas de osteoporose são deficiência de cálcio, disfunção da tireóide, doenças auto imune, sedentarismo, alimentação pobre em nutrientes, tabagismo, alcoolismo e deficiência de vitamina D.
As situações acima citadas, fazem com que o organismo não funcione de maneira adequada, havendo um desequilíbrio entre a formação e a destruição óssea, tornando os ossos porosos e frágeis.
Essa doença uma vez instalada é de difícil cura, logo a prevenção será o melhor remédio!!!
Manter a alimentação e hábitos saudáveis é fundamental, os alimentos ricos em cálcio são espinafre, castanhas, feijão , quiabo, brócolis, sardinha, semente de gergelim, mostarda, dentre outros…
Outro ponto importante é manter altas as reservas de vitamina D, porque ela é fundamental no processo de fixação de cálcio nos ossos, tomar banho de sol 15 minutos diariamente ajuda muito.
Além disso evitar hábitos como tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e uso de anticoncepcionais pelas mulheres, pois tudo isso acelera o processo de perda óssea.

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post