Durante o isolamento social, segundo o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen, houve um crescimento de 25% na quantidade de livros comprados no varejo comparado ao mesmo período de 2019. Outro setor que apontou crescimento foi o de beleza de acordo com o instituto de pesquisa Euromotor, o Brasil é o quarto país que mais consome nichos de estética e beleza no mundo.
Além da internet, cada vez mais os brasileiros têm consumido informações desse universo e os livros que contam mais sobre a história da beleza e suas técnicas, também ganharam destaque. Pensando nisso, Aline Caniçais, especialista dermatofuncional da HTM Eletrônica (https://htmeletronica.com.br/) – empresa referência na fabricação de equipamentos estéticos – separou quatro leituras sobre estética e beleza. “Como falar de beleza e estética está em alta, a leitura é uma boa saída tanto para entusiastas das pautas abordadas, quanto para a economia movimentada por esses setores”, diz.
1. “A mulher que inventou a beleza”, de Michèle Fitoussi
O livro biográfico conta a história de Helena Rubistein, dona de uma internacionalmente famosa marca de cosméticos faciais que leva seu nome. A obra aborda a saída de seu país de origem, Polônia, no século XIX até a consolidação da marca no mercado, nas primeiras décadas do século XX, nos Estados Unidos. Para Aline, a história de Helena pode inspirar novos empreendedores do ramo.
2. “Biossegurança em Estabelecimentos de Beleza e Afins”, de Janine Maria Pereira Ramos
A autora de Santa Catarina aborda neste livro condutas de biossegurança, ou seja, processos funcionais e operacionais na área de saúde e beleza. Janine explica os padrões necessários em locais como clínicas de estética e ensina técnicas de como, por exemplo, descartar o lixo corretamente, para evitar riscos de contaminação.
3. Terapêutica em Estética – Conceitos e Técnicas”, de Fábio Borges e Flávia Acedo Scorza
Aline indica uma obra escrita por dois colegas de profissão, fisioterapeutas dermatofuncionais. O livro aborda tópicos de anatomia e fisiologia da pele, cosmetologia, recursos terapêuticos, terapêutica estética facial, terapêutica estética corporal, terapêutica estética específica e também a legislação da Anvisa aplicável aos centros de estética.
4. Tratado Internacional de Cosmecêuticos”, de Adilson Costa
Os cosmecêuticos abordados neste livro, são a fusão de cosméticos com produtos farmacêuticos, ainda pouco falados no Brasil. Aline afirma que o autor Adilson Costa trata assuntos inéditos nacionalmente, pois traz conteúdos de pesquisadores estrangeiros para a população do Brasil. A especialista indica o material para estudantes e profissionais da área de dermatologia, farmácia, bioquímica e estética