As lojas Renner e a Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, lançaram a plataforma Inovação do Bem para conectar hospitais a produtores de itens de proteção individual e uniformes, com o objetivo de contribuir no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil.
A plataforma pretende auxiliar instituições de saúde de todo o país na busca por parceiros no setor de confecção para suprir a alta demanda de equipamentos destinados aos profissionais que lutam contra a doença. A plataforma é uma rede aberta, na qual hospitais podem fazer um cadastro, especificando suas necessidades mais urgentes, e encontrar empresas aptas e disponíveis para confeccionar os materiais e uniformes em acordo com as orientações técnicas dos órgãos competentes, em todas as regiões do Brasil.
A iniciativa também disponibilizará os desenhos e a ficha técnica dos moldes de máscaras e aventais desenvolvidos pela Renner em parceria com seus fornecedores, em linha com os requisitos de proteção dos órgãos de saúde, para que empresas ou empreendedores que tenham interesse possam passar a fabricá-los.
Entendendo o importante papel desempenhado pela inovação no enfrentamento da crise gerada pela Covid-19, a plataforma ainda está organizando um desafio para impulsionar o surgimento de soluções relacionadas à produção de máscaras de proteção para equipes médicas. A intenção é encontrar alternativas de novos materiais e modelos que sejam de fácil utilização, seguros e confortáveis por longos períodos de uso.
Qualquer pessoa maior de 18 anos pode inscrever sua proposta no site http://inovacaodobem.com/desafio/até o dia 4 de maio. Os projetos serão avaliados tendo como critério a viabilidade técnica e econômica, e os três finalistas apresentarão suas ideias, virtualmente, para uma banca formada por especialistas de ambas as empresas. O vencedor ganhará um prêmio de R$ 5 mil em dinheiro mais R$ 1 mil em compras nas lojas da Renner.