Diversificar o público consumidor de vinho sempre foi – e ainda é – um desafio para as vinícolas. Aos poucos, a adoção de formas descomplicadas para aproximar uma parcela mais jovem desse mercado, principalmente os millennials, tem surtido um efeito positivo.
A fórmula adotada pela Cooperativa Vinícola Garibaldi, por exemplo, foi se comunicar na mesma linguagem desse público, ou seja, de forma digital. Mas essa é apenas uma das estratégias. Outras incluem apresentar um produto mais afeito à jovialidade, com forte ligação as tendências do mundo fashion e boa presença no Ponto de Venda físico e digital. E, neste contexto, um vinho não só com aparência, mas também com paladar mais leve e floral.
É o caso do Relax, um sucesso de vendas da cooperativa. Revitalizada em agosto de 2020, a bebida passou por um processo de rebranding para ganhar uma nova identidade, cumprindo mais um expediente para se aproximar dos millennials ao apresentar um rótulo esteticamente atraente e instagramável – um atributo importante para essa turma que praticamente nasceu conectada e conjugando no presente os verbos postar e compartilhar.
O Relax é um vinho com um quê de espumante. Classificado como um frisante, possui leve perlage e seduz pelas cores rosácea, em sua versão Rosé (Suave), e amarelo esverdeada, em sua opção Branco Demi Sec. O rótulo traz detalhes florais e segue os mesmos tons das bebidas. “O Relax é uma bebida alegre, descompromissada, pois não há protocolos para ser apreciada. A regra é não ter regra”, diz o gerente de Marketing da vinícola, Maiquel Vignatti.