AZ Factory, a nova marca de moda do falecido Alber Elbaz, revelou que vai lançar duas novas linhas de produtos, apenas dois meses após o falecimento do estilista.
A marca anunciou na sexta-feira (4) que a primeira das novas linhas, “SuperTech-SuperChic”, estará disponível no dia 12 de junho para comemorar o 60º aniversário do fundador. Já a segunda, “Free To”, será lançada logo em seguida.
A AZ Factory também compartilhou seus planos de homenagear o falecido estilista durante a temporada primavera-verão 2022 da Semana da Moda de Paris, que será realizada em outubro. “O evento irá celebrar a vida e obra extraordinárias do fundador da marca, homenageando sua visão criativa e espírito alegre”, disse a AZ Factory em um comunicado.
‘SuperTech-SuperChic’, que foi apresentado pela primeira vez em um desfile multimídia durante o lançamento da marca, traz a alta tecnologia à alta moda. Usando uma microfibra de náilon tingida de maneira ecológica, tradicionalmente usada em roupas esportivas, a AZ Factory empregou uma tecnologia de tricô 3D inovadora para criar detalhes tecidos inspirados na arte da alta-costura.
A história inédita de ‘Free To’ foi concluída por Alber com a equipe da AZ Factory. A marca trabalhou na nova linha como mensagens de escapismo e esperança com letras em negrito e bordadas à mão em moletons com capuz, tops e calças de moletom feitas de tecidos sustentáveis.
“Alber trouxe suas fitas de cetim com bordas rústicas com detalhes metálicos para peças que ele concebeu como uma resposta às necessidades do vestuário das mulheres da atualidade. Roupas de lazer que melhoram o humor são a mais recente adição ao guarda-roupa modular da AZ Factory, com peças que consistem em fornecer elegância e conforto”, acrescentou.
A notícia da série de produtos sugere que os patrocinadores da AZ Factory, o gigante conglomerado de luxo Richemont, podem estar considerando continuar a marca sem seu fundador. Em seu próprio comentário sobre o futuro da AZ Factory, o acionista majoritário e CEO da Richemont disse que planejava cumprir os desejos do parceiro da Elbaz, Alex Koo, e da família do designer.
Como parte do lançamento em junho, a AZ Factory também apresentará as bolsas como uma nova categoria de produto.
“Concebidas por Alber para permitir que as mulheres se acolham e se sintam acolhidas livremente, as bolsas apresentam uma alça múltipla ajustável e acessórios de corrente leve para uso flexível. Criadas a partir de náilon moldado de alta frequência, as bolsas modulares podem ser usadas transversalmente, no ombro, com um cinto na cintura ou na mão”, acrescentou AZ.
Respeitando o apoio de longa data de Alber ao movimento LGBTQ +, uma parte da receita da linha “Free To” será doada para o projeto “It Gets Better”, cuja missão é elevar, capacitar e conectar jovens LGBTQ + em todo o mundo.
O resultado é o que Elbaz chamou de “alta-costura atlética”, uma nova abordagem para roupas formais que permanece confortável, respirável e para todas as estações.
Nesta primavera, quando lançou a AZ Factory, o estilista explicou que em parte se inspirou ao ver tantas mulheres em roupas de treino correndo às margens do rio Sena. Dois meses depois desse lançamento, Elbaz faleceu aos 59 anos, em 29 de abril, em Paris, de complicações derivadas do coronavírus.