Moda

Rider reúne profissionais engajados com a sustentabilidade para recriar o futuro

12 nov 2020 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

Pensando em como recriar o futuro e evoluir em frentes de sustentabilidade, a Rider lançou o Programa RIDER R4, que inclui uma coleção com quatro produtos ícones recriados a partir da produção de menor impacto ambiental da história da marca e pautada nos 4Rs – Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recriar o futuro, originado a partir da ideia de que é possível fazer algo novo através do design sustentável. 

“Para criar de novo ou ter uma nova versão do que já existe, precisamos mergulhar nos nossos processos e nos reinventar. Ou seja, inovar. “O design sustentável foi nossa mola propulsora para o início do Programa Rider R4, desde o processo produtivo até as conexões colaborativas”, afirma o gerente de Marca e Comunicação da Rider, Alexandre Reis. 

Como forma de ampliar ainda mais o impacto do Programa RIDER R4, a ação conta com uma rede de Fazedores do Futuro que atua somando forças rumo ao novo futuro possível. São protagonistas nos seus segmentos e que se relacionam com conceitos e atributos do Programa RIDER R4, divididos em categorias: 

• Produto Vegano: Gustavo Silvestre (@silvestregustavo) – Pernambucano viciado em crochê, Gustavo exibe peças feitas de uma maneira totalmente artesanal, vegana e sustentável, reaproveitando materiais como lona de caminhão, garrafas PET recicladas, retalhos de tecidos e tinturaria natural. Além de roupas, o pernambucano também cria acessórios com pedraria e linha. “Fazedor do futuro é quem está atuando no presente. Não existe um futuro se a gente não estiver atuando aqui e agora”, diz o artista. 

• Design Sustentável: Lara Azevedo (@laraazevedo) – A jovem está à frente do Brazil Immersive Fashion Week – BRIFW. O ambiente online multicanal foi pensado para a interação entre designers, marcas e consumidores por meio de uma narrativa imersiva. A plataforma pretende reúne uma rede de jovens criadores, profissionais experientes e grandes empresas interessadas em construir oportunidades inéditas a partir dos impactos radicais que vivemos hoje. “Hoje eu tenho um olhar muito aguçado para entender moda, e, moda muito neste contexto de comportamento”, explica Lara. 

• Produção Ecoeficiente: Lucas Veríssimo (@lucas.verissimo) – Designer por trás da brincalhona, responsável e criativa Welcome to Singapura. Uma marca jovem e descontraída que apresenta diversas reflexões sobre as nossas respectivas realidades e impacto ambiental. “O espírito do nosso tempo pede ecoeficiência, pede desenvolvimento sustentável. A ecoeficiência é como a gente consegue produzir mais, com menos e gerando menos resíduos. Pra sobreviver a gente precisa ser ecoeficiente”, conta Lucas. 

• Valorização de Respeito às Pessoas: Ronaldo Silvestre (@ronaldosilvestre.iti) – estilista que preside o Instituto de Igualdade, Transformação e Inovação Social (ITI), uma organização não governamental ativa desde 2009 e que atende um grupo de maioria feminina com trajetórias de vida semelhantes. Cumprindo o ideal da sustentabilidade, a maior parte da matéria-prima usada nas aulas do Instituto ITI é doada. “Tenho orgulho de ser brasileiro, mas também de consumir o que é feito no Brasil”, conta Silvestre. 
Os Fazedores do Futuro trocaram uma ideia com Russo PassaPusso, cantor e compositor baiano à frente do BaianaSystem. Atualmente ele é um dos nomes mais importantes da música feita no estado. Nos vídeos, que serão disponibilizados no site do Programa RIDER R4, eles trocaram ideias sobre a parceria com a Rider e contaram como o trabalho que desenvolvem está contribuindo para esse novo futuro. 

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post