A Louis Vuitton apresentou sua mais nova coleção de roupas masculinas na última sexta-feira (10), através de um vídeo gravado em seu ateliê histórico em Asnières, ao norte de Paris. E a cultuada maison francesa aproveitou a oportunidade para anunciar que, nas próximas semanas, a coleção viajará para a China.
Intitulado “Message in a Bottle”, esse novo conceito de apresentação – criado pelo diretor artístico do prêt-à-porter masculino, Virgil Abloh – consiste em revelar gradualmente a coleção em capítulos separados. Um novo formato que ele acredita enfatizar “valores fundamentais de diversidade, inclusão e unidade”. O vídeo foi gravado especialmente para a ocasião, mas a coleção em é composta, em grande parte, de novos modelos cortados a partir de materiais de coleções anteriores da Louis Vuitton.
O vídeo fez parte dos 68 eventos virtuais transmitidos durante a Fashion Week parisiense, que começou na última quinta-feira (9). Devido à pandemia, a temporada de cinco dias foi realizada exclusivamente na Internet, sem desfile em público.
O vídeo de quase quatro minutos é um tanto cômico. Ele começa com dois jovens de macacão azul claro, impressos com “Team LV”, carregando uma caixa pesada com a inscrição “Pont Neuf Ideation & Global Logistic Corporation”, um aceno para a sede parisiense da fabricante de malas, com vista para a primeira ponte na capital.
Depois que a caixa é carregada em um caminhão, um bando de roqueiros em desenho animado aparece e liga a máquina; o motorista está vestido com um espetacular terno xadrez preto e branco, com um LV na gola. Um leão, também usando o monograma LV e dotado de pupilas com quatro folhas, passeia pela moldura. Uma caravana de caminhões coloridos inicia um longo passeio pela capital, contornando o Louvre, o Centre Pompidou, o Arco do Triunfo; e finalmente, seus contêineres são carregados em barcos que descem o rio Sena.
Chegando ao Pont Neuf para abrir uma garrafa de champanhe em frente ao luxuoso hotel Cheval Blanc da LVMH, que em breve abrirá suas portas na antiga Samaritaine, os adoráveis desenhos animados fazem suas reverências, todos cobertos por versões divertidas do famoso monograma. A história é acompanhada por uma excelente trilha sonora do trio SA-RA Creative Partners™, composto pelos músicos Taz Arnold, Shafiq Husayn e Om’Mas Keith.
Virgil Abloh, que ingressou na Louis Vuitton em 2018, batizou o vídeo de “The adventures of Zoooom with friends” (“As aventuras de Zoooom com amigos”). O curta-metragem termina com um dragão verde voando dentro de um cofre da Louis Vuitton, onde podemos ler “V.A.A.” no topo e “LV Global” ao lado. Fruto de uma colaboração com o diretor de animação Reggie Know e sete artistas de storyboard, o clipe dá um tom alegre à esse novo conceito da marca parisiense.
“Ao fazer a coleção atravessar os oceanos, Virgil Abloh se dirige a toda a comunidade Louis Vuitton e encontra seus clientes em suas própria regiões. Ao longo da viagem – etapas poderão ser acrescentadas – e a coleção se transformará em um intercâmbio informativo entre culturas e países. Este é um diálogo livre e inclusivo entre a maison e seu público, que transcende as regras tradicionais de moda e sazonalidade”, afirma a Louis Vuitton em comunicado.
A primeira escala está prevista para 6 de agosto em Xangai, com um elenco de modelos chineses. A última parada deve acontecer em Tóquio, onde a Louis Vuitton abriu uma loja exclusivamente para o seu prêt-à-porter masculino, a primeira do mundo.