A maison Kenzo lançou uma nova coleção que combina o universo e a estamparia de dois designers lendários: o fundador da marca, Kenzo Takada, e o seu famoso compatriota japonês, Kansai Yamamoto.
A coleção combina as inspirações vegetais de Kenzo Takada e a obsessão animal de Kansai Yamamoto, e presta homenagem às visões exuberantes dos dois criadores. O resultado é uma seleção de peças com uma pegada punk, adornadas com os motivos felinos de Kansai Yamamoto.
Este último, que vestiu David Bowie para a sua tournée Ziggy Stardust, faleceu em julho, enquanto Kenzo faleceu em outubro. A maison Kenzo lançou a colaboração póstuma com um vídeo animado que segue um grupo de jovens parisienses: atores, fotógrafos e modelos exibindo orgulhosamente a coleção, batizada de “Kenzo x Kansai Yamamoto”.
Felipe Oliveira Baptista, diretor criativo da Kenzo, explica: “Quando cheguei à Kenzo, em julho de 2019, comecei imediatamente a pensar nos artistas, designers e criativos com os quais queria colaborar. Uma das primeiras ideias que tive foi uma colaboração com Kansai Yamamoto. Embora as suas obras sejam muito diferentes, os dois criadores têm muito em comum.”
Na verdade, os dois estilistas japoneses estão na origem de uma onda que percorreu o mundo da moda quando chegaram à Europa quando ainda eram jovens – Kenzo Takada em Paris no final dos anos 60 e Kansai Yamamoto a Londres no início dos anos 70. Pioneiros na fusão das culturas oriental e ocidental, eles abriram um caminho que foi seguido por toda uma série de designers japoneses.
Tanto Kenzo Takada quanto Kansai Yamamoto se inspiraram fortemente no reino animal para suas coleções – este último com múltiplas interpretações pop e mangá, e o primeiro com um toque mais festivo. A coleção inclui 30 artigos de prêt-à-porter feminino, 25 peças de roupa masculina e 22 acessórios, com preços que variam entre 105 e 1050 euros.
Felipe Oliveira Baptista, que se reuniu com Kenzo e Kansai no ano passado e recebeu seu aval para lançar a colaboração, acrescenta: “O que realmente me convenceu a concretizar esta ideia foi a carga partilhada de alegria, intuição e liberdade. Que ideia maravilhosa iniciar um diálogo entre estes dois pioneiros, verdadeiros punks da moda. A sua energia e incisão permaneceram intactas, tendo como pano de fundo a Movida, o movimento cultural espanhol do início dos anos 80.”
A coleção é um encontro de motivos e obras de arte provenientes dos arquivos de Kansai Yamamoto, misturados com estampados dos arquivos de Kenzo. Ela inclui uma t-shirt preta com uma cabeça de tigre assinada Kansai na frente e nas costas, com uma caligrafia japonesa escrita à mão pelo próprio Kansai Yamamoto, em três linhas: Kenzo, Kansai, Felipe.
“Infelizmente, ambos faleceram recentemente – é por isso que esta colaboração tem um significado especial para mim, é uma homenagem a estes dois homens e seu incrível talento”, partilha Felipe Oliveira Baptista.