Kim Jones, diretor artístico da moda masculina da Dior, fã de colaborações com grandes artistas, anunciou que em sua próxima coleção fará parceria com o lendário artista de rua nova-iorquino Kenny Scharf.
No dia 8 de dezembro, a Dior apresentará online sua próxima coleção masculina para a pré-temporada de outono de 2021 simultaneamente em uma apresentação com personalidades chinesas em Pequim, com os primeiros exemplos das contribuições de Scharf.
A colaboração com Scharf é a mais nova parceria de Jones com um grande artista contemporâneo. Para seu desfile de estreia e coleção para a maison, Jones se juntou ao artista hipster Kenny Kaws, que compôs uma estátua floral gigante de um desenho animado canino dentro do quartel de um regimento de cavalaria em Paris, enquanto em junho ele lançou um conjunto desenhado pelo artista Daniel Arsham.
Dois anos atrás, em Tóquio, para o primeiro desfile de pré-outono da Dior em 2019, Jones contratou o artista Hajime Sorayama para construir um guerreiro robô gigante de 12 metros de altura. No ano passado, para seu desfile Dior na Art Basel de Miami em dezembro de 2019, Jones incorporou gráficos em preto e branco do artista Shawn Stussy em sua coleção, que foi muito aclamada.
O trabalho em equipe com o Scharf mantém uma rica tradição que respeita o DNA da grife, uma vez que o fundador, Monsieur Dior, antes de se tornar costureiro, era um galerista que expunha obras de grandes artistas como Picasso, Dalí e Magritte.
“Combinando cultura pop, arte de rua e ficção científica com uma estética instantaneamente reconhecível, o artista americano, uma figura icônica no cenário do East Village dos anos 80, junto com seus colegas Keith Haring e Jean-Michel Basquiat, cria obras povoadas por criaturas de cores vivas, um universo alegre influenciado em particular por desenhos animados e surrealismo, brincando com a distorção de formas e espaços”, disse a Dior em comunicado.
Nascido em Los Angeles, Kenny Scharf foi uma figura-chave na cena artística underground de Nova York da década de 80, dividindo um apartamento na Times Square com Haring e criando instalações de arte e iluminação para festas disco e artes cênicas.
Scharf não é um novato no que diz respeito à moda, tendo colaborado com grandes nomes que vão desde Diane von Furstenberg e Fendi a Jeremy Scott, e mais recentemente Heron Preston.