Enquanto paira uma confusão sobre a organização das próximas semanas da moda, Paris confirma um de seus compromissos mais importantes. A Fédération de la Haute Couture et de la Mode (FHCM), órgão da moda francesa, é a primeira a anunciar que a sua Semana da Moda Feminina será realizada como de costume, no outono, de 28 de setembro a 6 de outubro.
No entanto, ainda há incertezas quanto à evolução da pandemia de Covid-19. Por esse motivo, o órgão da moda francesa afirmou em uma breve declaração que “respeitará as recomendações das autoridades públicas para a sua realização”, e especificou que “sua organização será concluída com o sistema implantado para a Semana da Moda de Paris online”, sem fornecer mais detalhes.
Com o distanciamento social, a abertura limitada de fronteiras e a proibição de reuniões, a organização da próxima Semana da Moda já promete ser uma grande dor de cabeça. É evidente que os desfiles das coleções primavera-verão 2021 estarão acessíveis a um público reduzido, e concluir o evento online parece ser uma boa solução para garantir a máxima visibilidade e, quem sabe, talvez isso modele as futuras Semanas da Moda.
Essa afirmação tem o mérito de trazer alguma clareza à uma situação que ainda permanece muito confusa, quando as marcas de moda pareciam seguir direções distintas. Nas últimas semanas, várias marcas têm feito muitos anúncios sobre a forma como pretendem apresentar as suas próximas coleções, cada uma com uma iniciativa diferente.
A Saint Laurent optou por cancelar o calendário oficial de 2020; a Gucciparticipará do lançamento da Semana da Moda Digital de Milão, em julho, mas não fará desfile em setembro; a Michael Kors também renunciou ao seu espectáculo de setembro, optando por um formato especial entre outubro e novembro; a Burberry desfilará em 17 de setembro no interior da Inglaterra; e a Fendiapresentará as coleções masculina e feminina juntas, no dia 22 de setembro, em sua sede romana.
