Lançamento do projeto Umburana,
de curadoria de Arte Popular Brasileira,
no Studio FW
O Studio FW recebeu nesta quinta-feira, dia 28 de novembro, o lançamento do projeto Umburana – Arte, Expressão e Brasilidade no showroom em Ipanema, com exposição de 50 peças criadas por dez artistas da Arte Popular Brasileira, entre eles nomes como Véio, família Antonio de Dedé, José Bezerra e Maria Claudiomira Ferreira, a dona Mocinha.
A iniciativa tem como sócios o empresário Alexandre Pazzini, o arquiteto Fábio Bouillet e o artista plástico e curador André Franco, que lançam o projeto Umburana com a proposta de trazer para o Rio de Janeiro obras de artistas autodidatas que, através de suas visões particulares, fazem arte a partir de materiais simples, mas repletos de significado, como troncos de árvore, madeira, garrafas e outros suportes. O nome Umburana, inclusive, é inspirado em uma árvore típica da caatinga, bastante usada por diversos desses artistas.
“O mote do projeto é a valorização da cultura e da arte popular brasileira. Nosso trabalho de curadoria busca expor essa brasilidade, que é a mais pura e genuína representação da arte popular nacional”, explica Bouillet. As peças garimpadas tem origem em diversos estados brasileiros, como Sergipe, Pernambuco, Alagoas, entre outros.
Algumas obras permanecem em exposição no Studio FW, à venda no local (rua Barão de Jaguaripe, 211), e em breve on-line, no site do projeto www.umburanaarte.com.br ou pelo instagram @umburana.arte.
Fotos de Ari Kaye