Eventos

Mis em place Por Mery Siqueira

26 set 2018 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

Sabe quando assentamos à mesa para uma refeição e vemos o nosso lugar todo marcado com sousplats, taças, louças, marcadores de lugar…. Este lugar nos dá dicas de tudo o que vai acontecer durante o período em que estivermos ali, nos divertindo e confraternizando.
A etiqueta segue o que acontece fora da mesa. A sociedade hoje busca o que é ágil, objetivo e clean. O table setting deve seguir este mesmo pensamento. Trata-lo com uma boa simetria, cores leves, uma boa louça e prataria elitizam qualquer refeição.
A montagem da mesa informa o número de pratos e até sugere o que será servido durante a refeição. Foi-se o tempo em que uma mesa sofisticada exigia muitos talheres. Atualmente não existe nada mais cafona que 4 ou 5 talhares em cada lado do prato para um almoço formal.
Amo a ideia do marcador de lugar bem criativo, denotando a graciosidade e cuidado do anfitrião com o convidado. Uma lavanda com um toque de flor ou limão também tem seu charme.
Não gosto nem um pouco de ervas como alecrim ou folha de louro sobre o guardanapo, acho pouco higiênico. Porta guardanapos ou anéis de guardanapos quanto mais simples mais sofisticados, porque depois que eles saem dos guardanapos tomam pouco lugar a mesa não atrapalhando em nada até que o garçom os retire.
Tornar este momento mais aconchegante e menos intimidador fazem o anfitrião exercer seu verdadeiro papel.
Mery Siqueira é certificada em Ettiquete à la Française em Paris. Tutorada em Etiqueta Suiça pelo Chateaux de Mon Choiseir, além de palestrante e professora de história da mesa posta e, também é sócia da Santeh Mesa Posta com unidades no Rio e em BH.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post