No Dia Nacional das Artes, comemorado nesta quinta-feira, 12/08, a primeira-dama do Estado e presidente de honra do RioSolidario, Analine Castro, a convite da RP Nina Kauffmann participou de uma visita guiada para conhecer as obras ícones do Hotel Nacional, considerado patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro, por toda a sua história de eventos, mas principalmente por ter sido projetado pelo lendário arquiteto Oscar Niemeyer, símbolo de arquitetura modernista e arte na década de 70 e 80.
O edifício tombado tem jardins assinados por Roberto Burle Marx e obras importantes de artistas brasileiros, como a luminária de papel marchê de 12 metros situado no lobby,esculpida por Pedro Côrrea de Araújo, a escultura Sereia de Alfredo Ceschiatti situada na piscina e ainda o painel gigante de Carybé com mosaicos que contam a história da Bahia.
Após a visita guiada, por Rodrigo Lira, o filho de um ex- funcionário da década de 70. O hotel Nacional ofereceu um almoço especial no restaurante temático A Sereia, com cardápio elaborado pelo Chef Francisco Flavio e decoração especial de Carlos Lamoglia. O evento contou ainda com a participação de 30 mulheres da seleta lista da RP Nina Kauffmann e Karla Masetti, gerente geral do hotel.
Para a primeira-dama do Estado e presidente de honra do RioSolidario, Analine Castro, foi uma oportunidade conhecer com propriedade a tradicional arte do Rio valorizada pelos cariocas, além de interagir com mulheres de tanta representatividade para propagar o posicionamento do Estado e do RioSolidario.
“Agradeço pela tarde de cultura, alegria, arte e beleza. Novos conhecimentos sobre consagrados espaços da cidade, que eu hoje tenho a grande responsabilidade e missão de Deus de representar, são bem-vindos, assim como amizades de mulheres que amam o Rio. Fico também muito feliz de poder compartilhar um pouco sobre o RioSolidario, instituição sem fins lucrativos comprometida com a educação, a inclusão e novas oportunidades para pessoas que vivem em situação de fragilidade social”.
Fotos Miguel Sá