Bem-Estar

Movimento de engajamento cívico chega ao Rio de Janeiro para criar soluções sociais para a cidade

11 dez 2020 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

O Transforma Brasil, iniciativa que estimula o voluntariado e o engajamento cívico no país, lançou, no dia 09 de dezembro, o Transforma Rio. A novidade é parte da estratégia nacional de fomento ao engajamento cívico em todo o território brasileiro, com soluções locais e desafios focados em cada região. O Transforma Rio chega para criar um ecossistema social consistente na cidade para conectar organizações sociais e voluntários, empresas e universidades, além de mobilizar e desenvolver parceiros locais de acordo com a região e causas em que atuam. 

O Transforma Brasil conta com uma plataforma digital, e lançará também a plataforma carioca na próxima quarta-feira, que poderá ser acessada no www.transformario.com. O site reunirá todas as iniciativas sociais da cidade em um só lugar. 

“Nosso desafio é construir no Rio uma ampla rede de transformação que agregue todos os setores da sociedade civil. A cidade tem uma comunidade muito engajada que quer transformar e melhorar o mundo por meio do voluntariado”, explica Fábio Silva, empreendedor social e idealizador do Transforma Brasil. 

O Transforma Rio funcionará como um “match do bem”, conectando quem quer ajudar e quem precisa de ajuda. No Brasil, em 2019, cerca de 7 milhões de pessoas realizaram algum tipo de trabalho voluntário no país, 300 mil a menos do que no ano anterior, o que significa apenas 4% da população do Brasil. O Transforma Brasil espera impulsionar o número de voluntários no país chegando a 20% até 2025. 

Com a iniciativa, a cidade passará a contabilizar as horas de trabalho voluntário realizadas por meio do voluntariômetro, um contabilizador digital desenvolvido pelo Transforma Brasil, que fica disponível no site da organização. O movimento conta com o patrocínio master da Neoenergia. 

Sobre o Transforma Brasil 

O Transforma Brasil conta com mais de 3.000 projetos e iniciativas sociais espalhadas pelo Brasil que atuam nas comunidades locais e já beneficiam mais de 1 milhão de pessoas. A plataforma contempla projetos inseridos nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

O Transforma Brasil também conta com mais de 640 mil brasileiros cadastrados e quase 3 milhões horas de trabalho voluntário em seu “voluntariômetro”

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post