Beleza

SAIBA COMO EXPERIÊNCIAS MULTISSENSORIAIS PODEM SER ALIADAS DA BELEZA

09 dez 2020 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários


Hoje o mercado da beleza oferece inúmeros produtos para a rotina de cuidados com a pele. Porém, apenas os que, além de um tratamento, apresentam também uma experiência sensorial, vão se destacar nas prateleiras.

Para entender como os sentidos são despertados por dermocosméticos, criando uma experiência sensorial durante a rotina de cuidados, Ricca explica como visão, tato e olfato são influenciados por produtos multissensoriais no momento de autocuidado. 

VISÃO 

A experiência dos sentidos começa ainda na farmácia, e-commerce ou perfumaria, isso porque este é o primeiro contato sensorial entre o consumidor e o produto, o que gera percepções ao primeiro dos sentidos, a visão. 

O design das embalagens dos produtos de beleza está ligado a uma valorização da autoestima do consumidor, criando identificação entre a marca e o produto, os conectando. Esse primeiro contato influenciará nos sentimentos no consumidor que, de cara, serão somados à funcionalidade e benefícios em tê-lo.

As cores escolhidas para as embalagens são poderosas ferramentas, tocando os consumidores de maneira profunda, proporcionando sentimentos como calma, atração, estímulo e desejo.

OLFATO 

Principalmente para os produtos de beleza, o olfato ocupa um papel muito importante em relação às experiências sensoriais. Isso porque ele é o sentido de resposta mais rápido do corpo humano, entregando as mensagens olfativas diretamente do nariz ao cérebro, sendo ligado totalmente à memória e sentimentos.

Proporcionar a melhor experiência sensorial nesse sentido, indica que as notas olfativas devem estar de acordo com o conceito do produto, ou seja, para uma máscara facial de chocolate, por exemplo, é indispensável que ela transmita o aroma do doce, isso faz com que o consumidor tenha uma percepção de eficácia maior em relação ao dermocosmético.

Esse é o caso dos dermocosméticos superfoods que potencializam fórmulas cosméticas e, além de tratarem a pele profundamente, também exalam aromas de seus componentes como banana, mamão, abacate, frutas vermelhas e menta, fortalecendo a experiência sensorial olfativa.

TATO 

As diversas maneiras de estimular o tato são essenciais dentro da experiência sensorial, já que este vai ser, de fato, o verdadeiro contato entre o consumidor e o dermocosmético. Produtos com rápida absorção, consistência diferenciada, de fácil aplicação e outros diferenciais como efeito quentinho, refrescante ou borbulhante são os favoritos das bancadas beauté. Isso porque essas fórmulas dermocosméticas criam a sensação de que os resultados já estão sendo proporcionados quando são aplicados, agregando ainda mais valor ao produto, já que os consumidores de hoje não querem mais esperar para perceber que o produto está tratando sua pele.

GUIA DE PRODUTOS COM EXPERIÊNCIAS MULTISSENSORIAIS

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post