Tommy Hilfiger anuncia o New Legacy Challenge, uma competição de design desenvolvida por meio do programaPeople’s Place em parceria com a Harlem’s Fashion Row (HFR). A parceria, lançada em 2021, tem como objetivo promover a próxima geração de designers negros através de uma plataforma dedicada a amplificar talento e visão.
Em setembro do ano passado, designers foram convidados a se inscrever no New Legacy Challenge e compartilhar sua interpretação do “preppy contemporâneo” — um estilo que sempre esteve no DNA da Tommy Hilfiger. Por meio da exploração da cultura preppy, o desafio também visa destacar a história das comunidades negras e como elas moldaram o tão amado estilo clássico americano. O vencedor do desafio receberá uma bolsa de US$ 20.000 e a oportunidade de colaborar em uma coleção cápsula ao lado da equipe de design da Tommy Hilfiger.
“Quando lançamos o programa People’s Place, reconhecemos a necessidade de apoio à carreira e acesso à indústria como áreas essenciais onde precisávamos disponibilizar mais recursos e oportunidades para talentos não brancos emergentes”, aponta Randy Cousin, SVP de Product Concepts e do programa People’s Place. Além disso, o SVP ressalta que a parceria com o Harlem’s Fashion Row foi fundamental para alcançar esse objetivo. O novo “New Legacy Challenge” reuniu líderes criativos das duas organizações para mentorar novos designers e apoiá-los na materialização de suas ideias — do conceito à criação. “Estamos entusiasmados para ver os finalistas levarem suas habilidades e genialidade para o próximo nível, e estamos ansiosos para compartilhar seus talentos com o mundo de uma forma significativa”, completa.
“Somos parceiros orgulhosos deste programa porque ele promove uma mudança fundamental e verdadeira. A parceria também é a nossa maneira de amplificar as vozes da próxima geração de designers negros”, afirma Brandice Daniel, CEO, Fundadora da Harlem’s Fashion Row e ICON 360.
Após uma mostra de design que aconteceu de forma virtual com os 12 candidatos mais votados, três finalistas foram escolhidos para passar para a última etapa. Cada finalista, com orientação de um mentor da Tommy Hilfiger, irá recriar seis peças icônicas do estilo preppy – incluindo moletom, varsity jacket e polo. Os designers irão apresentar suas coleções finais diante de um júri em março, e o vencedor será anunciado em um evento exclusivo, que também contará com a estreia da série documental do New Legacy Challenge. A série, dirigida pela premiada cineasta Luchina Fisher, transporta o público para os bastidores, trazendo um olhar interno sobre a inspiração de cada designer.
Os finalistas são:
- Megan Smith: Fundadora da Megan Renee, uma marca contemporânea feminina sustentável que se inspira nas viagens de Megan, bem como na força e beleza de todas as mulheres, com estampas ousadas e peças versáteis como assinatura. A designer contou com mentoria de Masha Gard, Diretora Sênior de Design de Womenswear da Tommy Hilfiger Global.
- Johnathan Hayden: Sua marca homônima equilibra seu background em UX design com uma identidade cultural mista para criar peças versáteis e luxuosas para as mulheres. Johnathan foi mentorado por Ben Snowdon, Vice-Presidente de Design Menswear da Tommy Hilfiger Global.
- Clarence Ruth: Sua marca, Cotte D’Armes, explora o jeans de um ponto de vista fresh com uma coleção recheada de peças 100% jeans, além de criações com que mesclam o design militar com uma pitada de streetwear ao biker chic. Clarence foi mentorado por Urs Graber, Diretor Sênior de Design de Tommy Jeans.