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Takasago investe em fragrâncias para mexer com o ‘físico-emocional’

05 fev 2022 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

A Takasago, uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 27 países, incluindo o Brasil, de olho nas tendências para o futuro, inicia 2022 com o fortalecimento de uma estratégia: investir na produção de fragrâncias sensoriais que explorem e ativem reações “físico-emocionais”.

A pandemia da Covid-19 afastou as pessoas, isolando-as em suas casas e promovendo o distanciamento social, o que provocou uma diminuição importante do “toque interpessoal”, com menor uso do sentido do tato. Em uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa do Toque da Universidade de Miami, 26% dos entrevistados dizem que a quarentena fez com que sentissem muita falta de contato, enquanto 16% afirmaram sentir uma falta moderada; no entanto, 97% relataram problemas para dormir. Tiffany Field, fundadora do Instituto, atribui essas dificuldades à falta de serotonina (sensação de prazer), um dos hormônios cujos níveis aumentam quando tocamos e somos tocados.

Com o menor uso do tato, os outros sentidos se tornam mais apurados, incluindo o olfato, também produtor de serotonina por meio de estímulos nervosos transmitidos ao sistema límbico, ativando a memória (ou o paladar) e criando um laço com o afeto.

“Vemos uma tendência crescente no mercado de fragrâncias no futuro, quando fragrâncias irão fazer o papel de criar vínculos, conectando as pessoas, espaços e energias específicos, transformando o imaginário em visível e o sensorial em sensível”, afirma Carolina Celli, Gerente de Marketing e Comunicação de Fine Fragrance da Takasago Brasil.

Segundo a autora Mary Beth Janssen, em sua obra “Pleasure Healings” (traduzido livremente como “Curas por meio do prazer”), “o cérebro possui a habilidade de processar e recuperar mais de dez mil odores diferentes. Isso explica por que cada fragrância transmite mensagens, evocando memórias com efeito de longo alcance sobre nossa consciência”.

“As fragrâncias são capazes de evocar emoções e resgatar memórias. É por meio dessa sinergia entre as fragrâncias e o nosso cérebro que conseguimos transportar o consumidor para algo que lhe traga conforto e bem-estar. Todos nós temos momentos, ambientes ou memórias de algo que desperte essas emoções, seja o cheiro da nossa casa, das nossas roupas limpas ou até mesmo o calor e o conforto do abraço de alguém que amamos muito. Na perfumaria, o que definirá a sensação a ser evocada será a rota olfativa e, consequentemente, os ingredientes utilizados na criação. As notas almiscaradas e polvorosas são capazes de proporcionar a sensação de algo confortável e aconchegante, como, por exemplo, o abraço. A Takasago tem procurado entender as necessidades dos consumidores para criar fragrâncias que os guiem ao encontro dessas emoções”, detalha Leonardo Lucheze, perfumista da Takasago.

A própria Takasago divulgou uma pesquisa recentemente na qual mostra que 55% dos consumidores brasileiros desejam se sentir mais relaxados e calmos, e que as fragrâncias relacionadas à limpeza trazem sensação de bem-estar.

“Para mim, as notas de lavanda, capim-santo, limão, musk, cheiro de café coado, roupa lavada ou de roupa que secou ao sol são estímulos que me trazem a sensação de bem-estar, mas minhas referências são baseadas nas minhas vivências, na região onde cresci e em diversas experiências que tive. Para criar uma fragrância, eu preciso saber o que o cliente procura, quem é o consumidor deste produto, qual categoria”, explica Tiago Motta, também perfumista da Takasago.


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