Moda, Novidades

Walter Rodrigues retorna como estilista em collab sustentável com marca gaúcha

05 dez 2020 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

Consagrado estilista da década de 2000 e figura importante para a história da moda brasileira, Walter Rodrigues que hoje vive em Caxias do Sul e atua como design de produto e coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa do Inspiramais, foi convidado pela conceituada estilista Carla Carlin para juntos idealizarem uma collab, feita 100% com sobras de tecidos de três décadas de coleções passadas. 

A matéria-prima foi buscada minuciosamente pela dupla no acervo da estilista gaúcha de Caxias do Sul.“Esta coleção é o resultado da construção em conjunto de duas mentes criativas, encantadas por moda”, diz a estilista que está há mais de 30 anos no mercado da moda e é conhecida por valorizar a mão de obra local e produzir peças feitas para durar muito além de uma temporada.

A collab batizada de URBE, traz inspiração no cotidiano das cidades, enfatizando a liberdade de combinação de diversas peças do vestuário. São saias, camisas, blusas, vestidos, numa cartela de cores clássicas e atemporais.

O que torna esta coleção tão especial é, sem dúvida, o caráter sustentável dela, especialmente em tempos em que olhar para a questão do desperdício e do reuso de materiais se faz tão urgente e necessário. E eu achei incrível quando a Carla ligou, em abril, me convidando para uma colaboração, porque aquele era um momento de se pensar em novas possibilidades e de rever os processos. Me encantou a ideia de dar um novo sentido para os tecidos já existentes – verdadeiras preciosidades – guardados com tanto carinho e cuidado ao longo dos anos”, comenta Walter Rodrigues, paulista que atualmente mora em Caxias do Sul e é consultor na área de design de produto e coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa do Inspiramais

Algumas peças da collab foram produzidas em caráter único, com poucas, ou até mesmo uma unidade de cada tamanho. Outros modelos, no entanto, serão trabalhados em grade e, ainda, com possibilidade de reprodução em outro tipo de tecido.

Poder olhar para metros de tecidos em estoque e dar um novo significado para eles é o que torna tão especial este projeto cocriativo, além, é claro, de ter a experiência de trabalhar e criar ao lado de uma figura inspiradora como Walter Rodrigues”, diz a estilista formada em Moda e Estilo pela Universidade de Caxias do Sul e com especialização na Accademia Italiana di Moda & Design, em Firenze. 

O lançamento da Coleção URBE está previsto para o dia 02 de dezembro, às 18h, de forma virtual, pelo instagram @carlacarlinoficial, canal onde as peças poderão ser adquiridas. 

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post