Na semana passada aconteceu a Biobrazil Fair, maior feira de produtos orgânicos da América Latina, que promove desde alimentos a roupas e cosméticos orgânicos. Muitas das grandes marcas de cosméticos que adoramos aproveitaram o espaço para lançar suas novidades e nós estivemos lá para conferir. À seguir, selecionamos os lançamentos que mais gostamos e que prometem ser sensação neste ano no mundo dos orgânicos.
Baims Natural Makeup:
A Baims, marca nacional que produz seus cosméticos na Alemanha aproveitou o espaço da feira para lançar sua nova linha de pincéis. A marca já havia feito uma linha, muito mais reduzida no passado, mas desta vez os produtos estão muito mais avançados. São 11 pincéis feitos à mão com cerdas sintéticas de Taklon, que é antibacteriano e hipolaergênico, com alumínio reciclado e cabos feitos de madeira de freixo. Além dos pincéis, a Baims também aproveitou para lançar suas tão esperadas paletas de sombras com 4 cores e o lápis de olho.
Bioart
A Bioart, marca Catarinense de cosméticos veganos lançou várias linhas completas novas nesta feira, e o destaque vai para a linha Nascer, voltada às grávidas ou mamães e bebês, e fruto da recente fase da idealizadora da marca, Soraia Zonta, que acaba de ser mãe. Além desta linha, a Bioart lançou também uma collab com a dermatologista Patrícia Silveira, chamada linha renovadora, especial para peles maduras, de quarenta anos ou mais. Quanto às maquiagens, foram lançadas novas cores de pó facial , também o blush bionutritivo bronze e o terracota, ambos com funções bionutritias, anti-oleosidade, minimizadores de poros e com efeito glow.
Cativa
A Cativa, marca de Curitiba é uma das mais completas veio com tudo nesta edição da feira. As novidades vieram desde projetos sociais, iniciativas sustentáveis, até cosméticos novos. Os destaques foram para o shampoo sólido de pimenta rosa, que foi feito em parceria com a Fio Cruz, instituição que faz plantio sustentável de pimenta. Depois veio a base, agora em 6 novas cores e com pigmentos naturais que auxiliam na contenção da oleosidade da pele e o pó translúcido, que através da mistura de argilas se adapta aos tons de pele de cada pessoa. Porém um dos meus produtos preferidos foi a bruma finalizadora, que prolonga a maquiagem sem craquelar, pois quem é adepto das maquiagens orgânicas sabe o quanto é difícil encontrar um fixador de maquiagem sem químicos. E a iniciativa mais bacana foi a de recolhimentos das saboneteiras, em que a cada 4 saboneteiras retornadas, o cliente tem 10% de desconto em qualquer produto da marca. As novas saboneteiras são feitas à partir das antigas junto com 50 sacolas plásticas. Por um mundo com mais iniciativas de remoção de sacolas plásticas do meio-ambiente.
Balmish
A Balmish, antiga It Balm é daquelas marcas que só de ver a embalagem já dá vontade de comprar. Conhecia a marca pelos seus perfumes sólidos, que são bastante revolucionários no Brasil, mas a marca vai muito além disso. Fiquei sabendo que o esfoliante labial é bastante popular, mas o que mais ganhou meu coração foi o lip & cheek, um balm que serve tanto como batom quanto blush cremoso, e ainda contém ácido hialurônico, que mantém o viço da pele e pigmentos naturais. A marca já tem o tônico facial com ácido hialurônico há algum tempo, mas durante a feira foi lançado o sérum hidratante também com ácido hialurônico mas desta vez com hamamélis que é um excelente anti-inflamatório e antirrugas.
Alamanati
A Almanati, marca de Campinas no interior de São Paulo possui um enfoque maior em cremes e essências, mas durante a feira as makes vieram com tudo. Foram inúmeras cores de blush e batons, todos com esqualano, manteiga de muru muru e calêndula, que são antinflamatórios e hidratantes. Além das makes, a marca lançou alguns óleos essenciais para serem misturados com cremes e condicionadores ou serem aplicados na pele, sprays de ambiente com óleos essenciais e o creme mãe, que trata problemas de pele como dermatite e serve de base para outros cremes.