Chegou o mês de setembro com uma mistura de desejo e incerteza. E, a longa sombra do coronavírus COVID-19, paira nos eventos de moda em dos meses-chave para a indústria. Embora a feira de Madrid Momad tenha finalmente decidido cancelar a sua edição de outono, outros formatos optaram por adiar as datas. É o caso da Mercedes-Benz Fashion Week de Madrid (MBFW Madrid), conhecida como Pasarela Cibeles, que regressará à Ifema entre os dias 10 e 13 de setembro, e a Valmont Barcelona Bridal Fashion Week (VBBFW) que, apenas uma semana depois, apresentará 24 desfiles internacionais de moda nupcial no coração de Barcelona.
O evento anual, que deveria ter sido realizado no final de abril, confirma assim a sua esperada celebração de 18 a 22 de setembro, com um formato digital renovado, apoiado por um aplicativo disponível para download (celular, computador, tablet), a partir de 14 de setembro, com o qual o evento visa estabelecer relações entre marcas, profissionais do setor (compradores, operadores, especialistas em comunicação ou organizadores de casamentos), bem como com futuras noivas.
Num palco concebido pela prestigiada companhia de teatro La Fura dels Baus, um total de 24 empresas nacionais e internacionais mostrarão os seus produtos, lideradas pela Pronovias, bem como por outras marcas do grupo liderado por Amandine Ohayon, tais como Nicole Milano e Casa de São Patrício. Um calendário completo que poderá ser apreciado de forma aberta pelo público, através da candidatura oficial, e que inclui uma poderosa presença nacional com as marcas espanholas consolidadas Yolancris, Isabel Sanchís, Jesús Peiró, Sophie et Voilà e Higar Novias.
A nível internacional, destacam-se nomes como The Atelier, a marca malaia dirigida por Jimmy Choo; a francesa Cymbeline; as italianas Valentini, Bellantuono e Amelia Casablanca; assim como a israelense Flora, a coreana Vestal, e a belga Marylise & Rembo Styling. A agenda é completada pelas empresas americanas Yumi Katsura e Demetrios, bem como pelos talentos emergentes Lorena Panea, Olga Macià, Léonie Bridal e Poesie Sposa.
Salão e eventos digitais
Ao mesmo tempo, o evento incluirá o habitual evento profissional, sob um formato de showroom digital, que apresentará as propostas de uma centena de empresas, 60% delas internacionais. Além disso, a VBBFW acolherá uma nova edição do prêmio Elle International Bridal no dia 21 de setembro, com uma cerimônia que também será transmitida ao vivo através do aplicativo. O evento irá destacar o seu compromisso de divulgação com a apresentação do estudo “Bridal Fashion: Sustainable Style, Conscientious Business”, pelo professor da Escola de Negócios IESE, José Luis Nueno.
“Será uma nova forma de reunir todos os players da indústria da moda nupcial, onde quer que estejam”, disse a diretora do evento, Estermaria Laruccia, assegurando que, “nesta edição, pretendemos nos aproximar, através da tecnologia, de todos os operadores e também do consumidor final, ultrapassando limites e fronteiras para oferecer aos profissionais e futuras noivas de todo o mundo, não apenas os últimos lançamentos do setor, mas também o talento, a criatividade e o design que impulsionam a moda para noivas”.