Sankuanz merece um grande aplauso. A marca chinesa conseguiu fazer um vídeo brilhante estilo agit-prop, que foi gravado nas profundezas da noite, tendo como pano de fundo a Torre Eiffel, e passando ao interior da estrutura de ferro icônica que funcionou como passarela
Fundada pelo designer Shangguan Zhe em 2013, a Sankuanz é possivelmente a marca de moda independente mais influente da China. O vestuário é apelativo, agressivo e confrontante, misturando tempos e momentos: roqueiros de clubes noturnos que se encontram com skateboarders ou mulheres fatais quase como amazonas tecnológicas.
Não há nada de terrivelmente sutil na Sankuanz, mas esse é o objetivo do exercício. Sua moda está destinada a chamar a atenção à medida que justapõe eras e atitudes.
Como resultado: bailarinos distópicos com tops de malha com franjas, casacos camuflados pintados à mão ou smokings com cruzes de vidro bordadas. Modelos de coração negro com gabardinas de couro, vestidos de lurex com ombros de pagode, camisolas com capuz verde lima e ternos de riscas.
O elenco marchou furiosamente pela torre gigante, olhando diretamente para dentro da câmara enquanto desfilava pelos corredores de ferro forjado do espaço turístico mais famoso da França. Vários modelos usavam máscaras com tachas de metal dignas do drama policial Pulp Fiction (1994).
Tudo aparece num excelente vídeo que mistura imagens de moda com imagens da Torre Eiffel gravadas por drones, dirigido por Feng Liang. Como este conseguiu filma-lo continua sendo um mistério. Chamemos isso de ousadia chinesa.
Assistimos assim a um grande vídeo e à descoberta de uma coleção chique e resistente de Zhe, finalista do prêmio LVMH 2015 e designer que, depois de um modesto vídeo teaser da marca Berluti, conseguiu que a última temporada de vestuário masculino em Paris começasse de forma explosiva.
Taakk salta para a passarela
“Existem alguém que saiba onde estaremos dentro de 10-20 anos? Gostaria de conhecer essa pessoa. Mas talvez já tenha conhecido”, entoa o narrador em um vídeo encantador da Taakk, a marca mais sutil da nova geração de designers de moda japoneses dos últimos anos.
Gravado como uma viagem de trem ao longo das linhas ferroviárias e de uma costa rochosa no Japão, a marca destacou cuidadosamente os pontos fortes desta nova coleção: materiais suaves, elegantes mas invulgares, casacos de veludo verde flamejantes, casacos modernos M-65 rigorosamente desenhados e camisas com estampas de orquídeas em grande escala.
Nesta temporada totalmente digital, o designer Takuya Morikawa deixou aos jornalistas um leque de três tecidos que realçam a sua sutileza: o tecido de algodão aparado com nylon do casaco M-65. A gentileza de um designer e de uma maison.
Bad boy da Bluemarble
Esta nova marca francesa começou o seu vídeo com um jovem que chega tarde ao escritório, apesar de ser notavelmente festeiro. Com truques de edição magistral, o designer Antony Alvarez enviou os seus modelos numa extensa digressão pelo mundo, desde salões universitários e mansões douradas à enormes caves e paisagens impressionantes da vasta natureza da Islândia.
Para o outono, Alvarez quer que os seus rapazes da Bluemarble usem calças largas com pregas e metal nos bolsos, calças poderosamente ondulantes, gabardinas com estampas de nuvem, camisas disco de seda com estampas ou parkas em amarelo e rosa. Em suma, uma coleção mais impulsionada pelo Instagram do que pela sucinta alfaiataria.
Pode não ter sido um grande negócio, mas foi uma declaração de moda adequada por parte de Alvarez, que fundou a sua maison em 2018, e merece distinção pela melhoria de baixo custo da marca, graças a este vídeo ágil e crucial, dirigido por Hedi El Chikh.
Seja o que for, esta temporada de moda totalmente digital está revelando alguns cineastas talentosos.