Eventos, Moda

Rio Ethical Fashion chega a sua segunda edição agora em formato digital

30 out 2020 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

Fórum internacional de moda e sustentabilidade que reuniu nomes de peso do segmento no ano passado, o Rio Ethical Fashion (REF) está de volta, agora em formato digital. Orsola de Castro, fundadora do movimento Fashion Revolution; Livia Firth, ativista ambiental e fundadora da Eco-Age; Clare Press, jornalista e autora; Andrea Rosso da Diesel e  Simone Cipriani, porta-voz das Nações Unidas e criador do Ethical Fashion Initiative estão no time de especialistas internacionais que comandarão as palestras sobre o movimento de transformação do mundo através da moda. O primeiro lote de ingressos, que dão acesso à programação completa, totalmente on-line e exclusiva, já está à venda no site do REF (www.rioethicalfashion.com). O ingresso dará acesso ao Fórum por um período de 30 dias a partir de 30 de outubro, com debates inéditos on demand e legendas automáticas. 

“Nomes reconhecidos internacionalmente na indústria estarão reunidos para debater, criar parcerias e difundir os valores da sustentabilidade na moda e suas vertentes culturais e socioeconômicas no Brasil e no mundo.  Queremos colocar o Brasil na rota da discussão internacional, trazendo o olhar de fora para nossas potencialidades criativas e criando novas oportunidades para a nossa indústria”, diz Yamê Reis, da Moda Verde, que assina a idealização e a realização do REF.


O Rio Ethical Fashion tem como missão promover reflexões sobre um modelo de superprodução e consumo esgotado, e as principais mudanças no setor da moda, colocando o planeta e as pessoas em primeiro lugar.

“O formato on-line deu alcance maior ao evento, com a possibilidade de atrair público e um maior número de palestrantes que talvez não tivessem como se deslocar caso os encontros fossem presenciais”, afirma Lilly Clark, coordenadora geral do fórum. 

A plataforma do fórum terá 19 debates, sendo 31 palestrantes internacionais e 40 nacionais em painéis inéditos, fashion films e webinars temáticas transmitidas durante o mês de novembro. A compra do ingresso dará acesso, por meio de um link individual e personalizado, a todo o material dos encontros, com legendas automáticas traduzidas para todos os idiomas. 

Para ampliar ainda mais seu alcance, o Rio Ethical Fashion promoverá webinars abertos e gratuitos, transmitidos ao vivo pelo seu canal do YouTube, com os temas mais relevantes do momento:

Dia 5 de novembro às 18h – O consumo do futuro pós-pandemia

Em Colaboração com o Sebrae

Sebrae apresenta uma análise de desafios e oportunidades para o varejo de moda. Especialistas de tendências comentam os novos comportamentos globais e insights para os negócios de Moda. 

Anny Santos, coordenadora nacional da moda – Sebrae

André Carvalhal, Escritor, consultor especialista em design para sustentabilidade

Iza Dezon, Especialista em tendências e fundadora, DEZON Consultoria Estratégica

Renata Abranchs, Fundadora, Bureau de Estilo Renata Abranchs

Moderação por Camila Yahn, editora-chefe do portal FFW

Dia 13 de novembro às 18h – Como políticas públicas podem contribuir para as mudanças na moda? 

Em colaboração com Lab Moda Sustentável

Uma conversa sobre como políticas públicas influenciam e podem transformar a moda.  Qual é o panorama das políticas públicas brasileiras que afetam o setor da moda diretamente? Como a moda brasileira pode se mobilizar para impactar reforma tributária, logística reversa e marco regulatório de substâncias químicas?

Dia 27 de novembro das 11h às 12h30 – Lançamento da terceira edição do Índice de Transparência da Moda Brasil 

Em colaboração com Fashion Revolution Brasil

O Índice de Transparência da Moda (ITM) é uma análise desenvolvida pelo Fashion Revolution que indica em que medida grandes marcas da indústria estão divulgando publicamente suas informações em prol de uma maior prestação de contas.

Eloisa Artuso – diretora educacional do Fashion Revolution e professora de Design Sustentável do IED

Viviana Santiago – gerente de gênero e incidência política no terceiro setor e coordenadora executiva da Rede Meninas e Igualdade de Gênero – RMIG

Aron Belinky – sócio líder da ABC Associados, pesquisador, professor e consultor, especialista em sustentabilidade, responsabilidade social corporativa e consumo consciente

Sarah Ditty – Global Policy Director, Fashion Revolution

O Rio Ethical Fashion tem patrocínio do SEBRAE, apoio do Consulado Geral dos Países Baixos e do Instituto E, e apoio acadêmico do Istituto Europeo di Design (IED).

REF – Rio Ethical Fashion 

De 30 de outubro a 30 de novembro

www.rioethicalfashion.com

Informações e ingressos à venda pelo site 

Andrea Rosso
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