Depois de Londres, é a vez de Milão anunciar a realização de uma Fashion Week digital. A “Milano Digital Fashion Week” será realizada de 14 a 17 de julho. O evento será dedicado às coleções masculinas da primavera-verão 2021, bem como às pré-coleções masculinas e femininas para a primavera 2021, anunciou a Camera Nazionale della Moda italiana (CNMI) em um comunicado.
O órgão milanês da moda oferecerá uma plataforma digital que poderá ser acessada a partir do site cameramoda.it e de todas as suas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn, Weibo, Youtube). Nela, serão apresentados “conteúdos fotográficos e de vídeo, entrevistas e bastidores de momentos criativos, pontos de vista alternativos e únicos organizados em um calendário com slots dedicados a cada marca, com o objetivo de criar um programa rico e variado, que possa ser utilizado por todos os players do setor”, explicou a CNMI, que garantiu que irá ajudar as marcas jovens na produção de conteúdo digital, em continuidade com o suporte habitual que oferece aos criadores emergentes.
“O calendário será enriquecido com conteúdo adicional, como webinars para profissionais da moda (com credenciamento), palestras online ao vivo com personalidades do setor, e momentos de entretenimento/ performances por parte dos criadores”, detalhou a Camera della Moda.
Além das apresentações das coleções da Milano Digital Fashion Week, uma seção da plataforma será inteiramente reservada aos showrooms aprovados pela CNMI, no qual as empresas poderão apresentar suas marcas por meio de fotos e vídeos, além de seus contatos. O objetivo é ajudar as empresas que promovem o made in Italy nesta primeira campanha de vendas pós-Covid-19, que promete ser mais do que delicada.
Este evento é uma continuação da iniciativa “China, we are with you“, que possibilitou a mais a mais de 25 milhões de chineses acompanharem a Semana da Moda realizada em fevereiro, a qual não puderam comparecer devido ao coronavírus. Ele também responde às muitas perguntas feitas pelos principais players da moda do mundo desde o anúncio do cancelamento da maioria das Semanas de Moda Masculina e dos principais salões da moda que seriam realizados em junho.
Em 21 de abril, o British Fashion Council foi o primeiro órgão da moda a anunciar a fusão de seus desfiles de moda masculina e feminina por meio de uma única plataforma “sem gênero” totalmente digital, com uma primeira sessão agendada para junho, onde os criadores apresentarão suas coleções e sua identidade de marca sob a égide da Semana da Moda de Londres.
Algumas marcas também começaram a adotar iniciativas alternativas, como Ermenegildo Zegna, que já anunciou que apresentará em julho, portanto, provavelmente dentro do novo calendário digital proposto pela Camera, sua próxima coleção para a primavera-verão de 2021 através de “um formato inovador e quase inteiramente digital”. Saint Laurent, por sua vez anunciou recentemente que vai se retirar da Semana da Moda de Paris para seguir sua própria agenda.
A Fédération de la Haute Couture et de la Mode também anunciou estar trabalhando em um evento digital para junho, que será “dedicado à imagem e à comunicação”. Mas, até o momento, os detalhes do projeto não foram divulgados.