A diversificação é fundamental em tempos de pandemia. E as grandes marcas da moda apressam-se a fazer os trabalhos de casa, readaptando os seus modelos de negócio ou sua oferta de produtos às condições da nova normalidade. Diante de um horizonte marcado por restrições, do confinamento ao toque de recolher, o teletrabalho ou o esporte em casa, a Mango lança “Active”, uma coleção-cápsula direcionada para a prática de ioga, dança, pilates e meditação
É cada vez menos surpreendente entrar nas páginas de grandes marcas acessíveis e descobrir que são as peças confortáveis, práticas e caseiras que ganham maior protagonismo nas coleções, inclusivamente com novas linhas dedicadas. Um contexto que facilitou a entrada da Mango no segmento esportivo, através de uma coleção-cápsula integrada à sua linha feminina e que já está disponível online. Uma seleção de peças destinadas à prática esportiva, em tons neutros que vão do branco ao preto, passando pelos tons empoeirados ou o azul pastel.
A coleção, que aposta em preços competitivos que permitam à Mango se posicionar no mesmo segmento de outras marcas de fast fashion especializadas, como a Oysho, inclui uma variedade deleggings e t-shirts esportivas que custam em torno de 30 euros, bem como shorts, tops esportivos, macacões, moletonse acessórios como pochetes, meias, tênis, bolsas ou capa para o tapete de ioga.
A importância da comunidade
Da mesma forma que a empresa liderada por Toni Ruiz sempre apostou no peso da sua comunidade, seja através da hashtag de sucesso no Instagram #MangoGirls, da cocriação em colaboração com os seus seguidores ou da abertura de novos perfis em plataformas como o TikTok para se aproximar do seu público, através de uma plataforma e linguagem diferenciadas, a estratégia se mantém em matéria esportiva. Assim, a Mango lança, sob o lema “The Wellbeing Community”, uma campanha para fomentar a relação entre os membros da sua comunidade. Uma conversa “mediterrânea” com os seus seguidores, que incluirá uma série de aulas e palestras em direto sobre bem-estar através do seu perfil no Instagram.
Esta agenda de estilo de vida incluirá aulas com profissionais como Fernanda de La Puente, fundadora da Asanagroove e especialista em Javamukti; Chloe Keraghan, fundadora do estúdio de ioga Sky Ting em Nova York; e Clotilde Chaument, fundadora do estúdio parisiense Tihhy, que dará uma sessão de Sound Bath, que combina meditação e relaxamento através da experimentação de sons musicais. Além disso, a marca apresentará uma série de live talks moderadas pela embaixadora da marca Yasmin Sewell, especialista em meditação e métodos de relaxamento.
Fundada em 1984, a Mango está atualmente presente em 110 países e tem no continente europeu a sua rede de distribuição mais desenvolvida. Em 2019, a empresa catalã atingiu um recorde histórico no seu volume de negócios, dado o aumento de 6,3% nas suas vendas para 2.374 bilhões de euros. O e-commerce passou a representar 24% das vendas, destacando-se como um dos centros da estratégia de crescimento da Mango para os próximos anos.