Cultura, Moda

Free Free lança plataforma online de educação para mulheres em vulnerabilidade

03 mar 2021 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

O Free Free, plataforma multidisciplinar e instituto com atuação por um mundo onde meninas e mulheres possam alcançar a liberdade física, a saúde emocional e a independência financeira, lança no dia 3 de março uma plataforma online de educação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e emocional. A plataforma oferece vídeo aulas, palestras, workshops e mentorias sobre saúde emocional, autoestima, voz, direitos, abuso, maternidade, empreendedorismo, carreira e finanças. 

Lançado em março para comemorar o mês das mulheres, o projeto também sediará os programas sociais, entre eles o Ciclo Free Free, que já impactaram 10 mil meninas e mulheres. Os ciclos promovem encontros digitais (no momento) para estimular autoconhecimento, promover reconexão com a potência criativa e desenvolver habilidades técnicas para que meninas e mulheres sejam protagonistas de suas vidas. O projeto tem apoio das marcas Life by Vivara, Eqlibri, PepsiCo, Pantys, Riachuelo, Pantys, GoCase, Chandon. 

Desenvolvido pela CEO Yasmine McDougall Sterea, a plataforma conta com lideranças femininas para capacitar e prestar mentoria a mulheres em seus recomeços. “Só o conhecimento liberta. Vamos oferecer uma plataforma de educação totalmente gratuita, com workshops, palestras, aulas e encontros – no momento, onlines. Queremos capacitar cada vez mais meninas e mulheres para que elas entendam os seus direitos, se desenvolvam emocional e profissionalmente, se libertem financeiramente e consigam ter ferramentas para sonhar e para tornar cada um de seus sonhos realidade. Nossa missão é diminuir o gap da equidade de gênero no país e levar liberdade física, emocional e financeira para mulheres – e a educação é a base dessa jornada “, diz Sterea. 

Para o lançamento do projeto, teremos o encontro entre Yasmine Sterea, Dra. Valéria Scarance, coordenadora do Núcleo de Gênero do Centro de Apoio Operacional Criminal do Ministério Público do Estado de São Paulo, Sophia Abrahão e Stella Yeshua. O bate-papo acontece ao vivo pelo Instagram às 17h15, no @freefree.xx. Depois da abertura, o projeto será lançado em cinco estados durante o mês de março. 

A plataforma conta com líderes de diversos Estados para atuação em nível nacional. São elas: Dra. Dulce Helena Freitas Franco (Acre), Dra. Suzana Broglia Feitosa de Lacerda (Paraná́), Dra. Amparo (Piauí́), Dra. Carla Araujo (Rio de Janeiro) e Dra. Sara Gama Sampaio (Bahia). 

“Mulheres de todas as idades e classes sociais foram severamente atingidas pela pandemia. Além da sobrecarga de trabalho, cuidados com a família e filhos, estresse e ansiedade, inúmeras mulheres perderam sua fonte de renda. Com o projeto, queremos amparar essas mulheres e ajudá-las a reconstruir sua história. Além disso, com foco nas mulheres em situação de violência e vulnerabilidade, criamos um canal específico para encaminhamento de vítimas pelo Ministério Público aos projetos. Nesse momento, mais do que nunca, é preciso unir forças para superar as dificuldades e ajudar nossas mulheres e meninas”, diz Valéria Scarance. 

Cronograma
3/3 – Lançamento Oficial da Plataforma de Educação: evento online com Yasmine Sterea, Dra. Valeria Scarance (MPSP), Stella Yeshua e Sophia Abrahão 
10/3 – Lançamento da Plataforma na Bahia: evento online com Yasmine Sterea, Dra. Valeria Scarance (MPSP) e Dra. Sara Gama Sampaio (MP BAHIA) 
12/3 – Lançamento da Plataforma no Acre: evento online com Yasmine Sterea, Dra. Valeria Scarance (MPSP) e Dra. Dulce Helena Freitas Franco (MP ACRE) 
17/03 – Lançamento da Plataforma no Rio de Janeiro: evento online com Yasmine Sterea, Dra. Valeria Scarance (MPSP), Dra. Carla Araujo (MP Rio de Janeiro) 
24/03 – Lançamento da Plataforma no Paraná: evento online com Yasmine Sterea, Dra. Valeria Scarance (MPSP)e Dra. Suzana Broglia Feitosa de Lacerda (MP Paraná) 
31/03 – Lançamento da Plataforma no Piauí: evento online com Yasmine Sterea, Dra. Valeria Scarance (MPSP) e Dra. Amparo (MP Piauí). 

Depois do mês de março, uma vez por mês essa conversa se repetirá com representantes de outros estados brasileiros, a fim de promover a plataforma e todo seu conteúdo educacional à nível nacional. 

Sobre o Free Free
O Free Free é uma plataforma multidisciplinar e instituto, criados pela diretora criativa Yasmine McDougall Sterea, que atuam por um mundo onde meninas e mulheres possam alcançar a liberdade física, a saúde emocional e a independência financeira. Esse caminho é criado pelo Método Free Free, baseado em ciclos de desenvolvimento que despertam a potência criativa de cada mulher através da moda, promovendo capacitações profissionais e o resgate da autoestima. De forma geral, mais de 10 mil pessoas já foram impactadas por palestras, workshops e ações sociais do Free Free. Mais de 3 milhões de pessoas foram impactadas pelo projeto direta ou indiretamente. 

Sobre o Núcleo de Gênero do MPSP
O Núcleo de Gênero do Ministério Público do Estado de São Paulo, vinculado ao Centro de Apoio Operacional Criminal do MPSP, atua como colaborador da plataforma, em razão de termo de cooperação firmado com o Instituto Free Free. Trata-se de órgão estratégico para o enfrentamento e prevenção à violência contra a mulher no Estado de São Paulo. Sob coordenação da promotora de Justiça Valéria Scarance, as atribuições do núcleo são, dentre outras, desenvolver estudos, ações e projetos no campo das políticas públicas de promoção dos direitos da mulher, da igualdade e do enfrentamento à violência doméstica e familiar. 

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post