Cinco meses após o retorno da publicação ao mercado brasileiro, ELLE comemora o lançamento de edição impressa em novo formato e se prepara para a fase dois da operação. Nesse período, a marca atraiu mais de 20 grandes anunciantes – BTG Pactual Digital, Sansumg, Netflix, Santander, Natura, Tiffany, Lancôme, Chanel, Gucci, O Boticário entre outros – teve quase 20 milhões de impactos no digital e ampliará a equipe em 30%, sendo a maioria das contratações para a redação.
Relançada em março de 2020 pelo Grupo Papaki, de Mario Peixoto e Alexandre Sallouti, a revista ELLE anunciou sua volta ao mercado uma semana antes da pandemia. De lá para cá, além da produção de conteúdo para social media, em maio lançou o site elle.com.br e o podcast Pivô, em julho a revista mensal digital ELLE VIEW com conteúdo exclusivo para assinantes, e em outubro a edição impressa, que agora passa a ser um coffee table book, com periodicidade trimestral, formato diferenciado e papel especial. Todas muito bem recebidas pelos leitores e anunciantes.
“Parece loucura lançar um produto como esse justamente em um momento tão delicado, mas acreditamos que esse novo formato da ELLE é uma iniciativa pioneira, que em breve será adotada pelo mercado de mídia, não só no Brasil como no exterior. Somos a primeira ELLE a investir nesses formatos, que já começam a despertar o interesse de algumas das outras 45 edições espalhadas pelo mundo”, aposta Susana Barbosa, diretora editorial de ELLE .
Com cinco plataformas de conteúdo lançadas em apenas cinco meses e em plena pandemia, a edição brasileira da revista ELLE mostra que, apesar das dificuldades que o setor enfrenta, a criatividade, a inovação e o conteúdo relevante são, mais do que nunca, fundamentais para o sucesso dos negócios. “Entre os produtos comerciais, viabilizamos projetos co-criados em vídeo, áudio e texto, como o podcast Money Stories com o BTG Pactual, uma série de mini-docs sobre a relação das mulheres com o poder, em parceria com a Tiffany, e uma plataforma potente de educação para os empreendedores de moda, com o Santander”, conta Virgínia Any, diretora de receitas.
À frente do negócio, Susana e Virgínia comemoram a chegada de mais de 20 anunciantes de peso, que investiram nas propriedades da marca e interagiram com a audiência, que é absolutamente engajada e apaixonada pelo título. “Cada vez mais entendemos que somos mais que um veículo, somos parceiros de negócios para os nossos anunciantes. Planejamos juntos, executamos e perseguimos o resultado. Temos agilidade e eficiência em todas as fases da negociação”, complementa Virgínia.
O claro posicionamento de ELLE, seu jeito único de olhar e traduzir o mundo e sua habilidade de refletir e colocar em pauta as transformações pelas quais estamos vivendo, faz com que os anunciantes percebam que ELLE tem o contexto, o engajamento e o tom de voz que buscam para suas campanhas, em quaisquer das plataformas. “Temos orgulho de fazer uma entrega comercial tão boa quanto nossa entrega editorial”, diz Virgínia. “Mesmo em um momento tão crítico, construímos cases de sucesso em todos os segmentos: financeiro, beleza, automotivo, tecnologia, bebidas, moda e mercado de luxo. E temos mais novidades vindo por aí: novos produtos comerciais ainda para esse ano!”, complementa. A edição impressa, que trouxe quatro capas diferentes, com Gilberto Gil, a cantora IZA, a filósofa Djamila Ribeiro e a rapper e ativista indígena Katú Mirim, veio para consolidar o novo posicionamento da marca. “Adequamos a fórmula editorial do impresso para fazer sentido em tempos de consumo frenético de informação. Nesse novo formato a curadoria e a profundidade do conteúdo são fundamentais. Queremos que nossa audiência busque nosso conteúdo porque sabe que ele é único, faz diferença, acrescenta, provoca reflexões e inspira. Lançaremos edições para serem colecionadas e não descartadas todo mês”, reforça Susana.
Com produtos editoriais e comerciais consistentes lançados, a marca se prepara para a fase dois do projeto. Novas contratações estão previstas para reforçar o time editorial e também uma reestruturação na área de assinaturas, que passa para o comando de Virgínia Any e ganha o reforço de equipe nas próximas semanas. “Queremos expandir nossa forma de atuar nessa área, inovando não só na área comercial e editorial, como também na logística e distribuição. Estamos presentes na Amazon e em nosso próprio marketplace, além de novas frentes que já estão em negociação diz Virginia .
Em dezembro, a segunda edição impressa será lançada. Para 2021, no que depender da Elle , apesar dos contratempos o céu é o limite.