Dolce & Gabbana inova com seu desfile masculino. A marca milanesa, que não pôde se apresentar durante a fashion week de Milão em janeiro devido às restrições sanitárias, aproveitou para rever o seu formato e se associou ao site de venda online Farfetch, no qual foi apresentada, na segunda feira (1), bem como no site da marca, a coleção masculina para o outono-inverno 2021/22. Um dandy de espírito livre que adora usar joias e brincar com os gêneros.
Com esta coleção, os estilistas Domenico Dolce e Stefano Gabbana quiseram reforçar seus laços com as novas gerações. Em janeiro de 2017, a dupla inventou o primeiro desfile 2.0, recrutando como modelos cerca de cinquenta influenciadores e outras celebridades da internet.
Agora, os designers seinspiraram diretamente nesta nova geração hiper conectada e na forma como aparecem na internet para criar um guarda-roupa masculino exuberante e cintilante. Como resumiu Stefano Gabbana em um vídeo: “O nosso trabalho hoje em dia é fazer coexistir o nosso DNA, a nossa visão e a dos jovens.”
O homem Dolce & Gabbana do próximo inverno gosta de se destacar, mostrando sem complexos o seu lado feminino. Com as unhas pintadas, ele às vezes gosta de se maquiar ou de pintar o cabelo, e de sair com sua bolsa, com os antebraços protegidos por luvas em lã. “Há uma liberdade total que as novas gerações nos ensinam”, ressalta Gabbana. “Todas estas novas tendências vindas do TikTok, Instagram, Twitch… Foi o que mais nos influenciou para a nossa nova coleção.”
Este homem, que se revela através das redes sociais, gosta sobretudo de brilhar, garantindo looks “Instagramáveis”. Tudo no seu guarda-roupa brilha. Dos ternos ou smokings cobertos de lantejoulas douradas ou prateadas às calças em tecidos brilhantes ou em lurex de cores vivas, passando pelos blusões e calças em dourado metalizado, ao estilo terno espacial.
Em um determinado momento, uma camisa tricotada parece ter sido metade mergulhada em ouro e a outra metade em bronze. Noutros, são strass ou inserções luminosas que se apoderam de uma camisa em mohair ou de calças jeans, ou longos zíperes dourados que dividem um casaco preto.
As joias estão por todo o lado: brincos, anéis, pulseiras de pulso e de tornozelo, colares, etc. Longas correntes metálicas e colares de pérolas entrelaçam o torso em múltiplas fileiras, ou fazem o papel de suspensórios ou cinto.
Correntes de relógio de bolso são colocadas no bolso de um colete ou de calças, enquanto mini correntes douradas e as iniciais D&G aparecem aqui e ali. Pérolas brancas balançam na ponta de mini correntes, aparecendo num casaco preto como finas gotas de chuva, ou em um terno brancor. Também decoram calças escuras, gravatas e boinas.
Com o seu ar de pirata ou dandy, o homem Dolce & Gabbana veste ternos chiques de patchwork, feitos em belos tweeds e lãs, que alterna com roupas mais esportivas ou loungewear através de joggings de veludo, sweats, t-shirts, blusões, peças em malha. Estes conjuntos são mais gráficos, com estampas de tabuleiro de xadrez ou chita, jogos de letras, riscas. Também apresentam cores vitamínicas, como acontece nuns maxi cardigans em lã penteada turquesa ou lilás ou em peles fúcsia. Várias silhuetas compostas por calças de tecido técnico, botas forradas, suéteres aconchegantes e blusões de penas remetem para o esqui.
Os modelos desfilam com o pano de fundo várias telas, onde aparecem os rostos de dezenas de fãs da marca de todo o mundo. Domenico Dolce explica: “Neste momento tão particular, que nos bloqueou em Milão, procuramos observar o que acontecia em termos sociais, principalmente entre os jovens, através das redes sociais. Por isso, esta coleção se chama Together (juntos), porque a criamos virtualmente com múltiplos representantes desta nova geração.”
Com este vídeo e esta coleção, a Dolce & Gabbana se aproxima claramente de uma clientela mais jovem. Apoiando-se em uma varejista online como a Farfetch, com quem já trabalha há alguns anos, a marca procura expandir seu público.
Nesta ocasião, ela dará ao portal fundado pelo português José Neves (e pela primeira vez a uma loja multimarcas) a possibilidade de vender em pré-encomenda e em exclusividade vinte peças da sua coleção. Stefano Gabbana conclui: “Para nós, esta iniciativa é importante. É uma nova forma de nos comunicar e inovar.”