Fédération de la Haute Couture et de la Mode (FHCM) confirmou na sexta-feira (7) a sua intenção de organizar desfiles físicos em Paris neste verão, já a partir da próxima temporada de moda masculina, que será realizada em junho.
“As marcas de moda terão a possibilidade de organizar desfiles e apresentações físicas. Dependendo da evolução da situação sanitária, os eventos físicos poderão receber convidados mediante um protocolo sanitário específico, de acordo com as medidas decretadas pelas autoridades” , disse a Federação em um comunicado publicado na sexta-feira.
A FHCM – que controla o acesso ao calendário oficial – especificou que ainda não sabe o número exato de marcas que organizarão os seus desfiles com público. O calendário provisório da temporada masculina será publicado na semana de 24 de maio.
No entanto, o órgão destacou que todos os desfiles masculinos, assim como a temporada de alta-costura, que acontece em julho, poderão ser vistos no site da federação. A temporada de moda masculina reúne até 70 marcas, das grandes maisons Hermès, Dior, Paul Smith e Givenchy, às marcas mais vanguardistas, como Rick Owens, Comme des Garçons, Yohji Yamamoto e Dries Van Noten.
“A transmissão ao vivo, bem como de todos os eventos digitais inscritos no calendário oficial, terão destaque na plataforma da Paris Fashion Week, e irão se beneficiar da rede de amplificação internacional dos nossos parceiros.”, acrescentou a federação.
Desde o início da pandemia, a maioria das semanas da moda consistiu em vídeos de desfiles difundidos online. Durante a última Paris Fashion Week – para a moda feminina, no início de março – apenas duas marcas (de quase 80) realizaram um desfile com público.
Ralph Toledano, presidente da federação, explicou ao FashionNetwork.com: “A volta dos desfiles físicos é uma excelente notícia. A nossa indústria precisa disto. É difícil saber quantas marcas irão aderir. Mas, pelo menos, agora há alguma luz ao fundo do túnel. Imagino que as grandes maisons tenham estudado os dois cenários, ao vivo e em vídeo. Veremos como as coisas evoluem.”
O presidente da divisão de moda da Chanel, Bruno Pavlovsky, anunciou à imprensa a sua intenção de organizar um desfile de alta-costura em Paris em julho. A temporada francesa da alta-costura conta com cerca de 25 desfiles oficiais, entre os quais os de marcas de prestígio como Dior, Schiaparelli, Giorgio Armani, Valentino, Giambattista Valli e Fendi.
A França está gradualmente saindo do seu terceiro confinamento. Apesar dos 30 mil novos casos diários de Covid-19, Emmanuel Macronanunciou a reabertura da maioria das lojas para 19 de maio, bem como das esplanadas. Muitos museus e centros culturais deverão abrir portas nesta data – o que sugere que, para respeitar as regras sanitárias, muitos desfiles de moda franceses poderão acontecer em museus neste verão.
A próxima temporada da moda masculina de Paris acontecerá de terça-feira, 22 de junho, a domingo, 27 de junho, logo após a temporada milanesa, de 18 a 22 de junho. Uma semana depois, a Paris Fashion Week organiza a sua temporada de alta-costura, em quatro dias, de 4 a 8 de julho.