A maison francesa de moda, Saint Laurent, chocou o setor ao anunciar na segunda-feira (27), que abandonará as passarelas de setembro, em Paris, e que está planejando criar seu próprio calendário para 2020.
“Consciente da circunstância atual e das ondas de mudança radical, Saint Laurent decidiu tomar o controle do seu ritmo e reformular o calendário”, disse a maison, em um comunicado.
A mudança repentina surge um mês depois da Fédération de la Haute Couture et de la Mode (FHCM), órgão dirigente da moda francesa, ter cancelado a temporada de moda masculina de Paris, prevista para junho, na sequência das restrições ocasionadas pelo surto de COVID-19. A FHCM anunciou, igualmente, que a próxima temporada parisiense de moda feminina, que terá início no final de setembro, será mista.
Nas últimas temporadas, desde que o estilista Anthony Vaccarello se juntou a Saint Laurent, em 2016, a marca exibiu passarelas gigantes e longas em palcos enormes no lado oposto do Sena, a partir da Torre Eiffel, onde a moda masculina costumava a segunda metade de cada espectáculo.
“Agora, mais do que nunca, a marca seguirá seu próprio ritmo, legitimando o valor do tempo e se conectando com as pessoas em todo o mundo, aproximando-se delas em seu espaço e vidas”, acrescentou Saint Laurent, uma das principais marca de moda de luxo controladas pela Kering, o segundo maior grupo de luxo do mundo.
“Com esta estratégia firmemente implementada, a Saint Laurent não apresentará as suas coleções em nenhuma das programações pré-definidas para 2020″. A Saint Laurent vai tomar posse do seu calendário e lançar as suas coleções, seguindo um plano concebido com uma perspectiva atualizada, impulsionada pela criatividade”, acrescentou. No entanto, a marca não indicou o que poderia estar planejando em termos de agenda ou localização do próximo evento.
Esta decisão é duplamente chocante, tendo em conta que a CEO da Saint Laurent, a italiana Francesca Bellettini, é também presidente da divisão de moda feminina da FHCM. Assim, ao cancelar a sua temporada em Paris, a Saint Laurent não está exatamente incutindo um voto de confiança no futuro da capital francesa. Há também um risco real de reação em cadeia, uma vez que outras grandes marcas vão “se apropriar” de seus próprios calendários e decidir não encenar os desfiles em Paris, o que mostra uma queda de crédito. Dada a natureza luxuosa do espectáculo da Saint Laurent, esta decisão será também vista como uma redução significativa de custos.
A Saint Laurent vem pulando a temporada oficial de moda masculina de Paris há vários anos. Em junho de 2019, a marca apresentou em Los Angeles a sua coleção de verão 2020, com um desfile na praia de Malibu, que teve a presença de artistas como Keanu Reeves e Miley Cyrus. Uma coleção inspirada nos dias felizes de Yves Saint Laurent em Marrakech, reinventada para a Los Angeles do século 21. Um ano antes, Vaccarello, nascido na Bélgica, apresentou sua coleção de moda masculina em Nova York.
A França está em confinamento desde o dia 17 de março, período que o presidente Emmanuel Macron estendeu posteriormente até 11 de maio. Após essa data, a França atualmente planeja reduzir gradualmente as restrições. As escolas devem reabrir, mas restaurantes, cafés, hotéis, cinemas e outras atividades de lazer permanecerão fechados.
A FHCM não pôde ser contactada para comentários, embora entenda-se que Bellettini informou a organização antes do anúncio. A FHCM, que controla as temporadas de alta-costura, moda feminina e moda masculina em Paris, a principal cidade de desfiles de moda do mundo, já indicou que, em breve, fará um anúncio sobre uma nova forma de apresentações digitais em Paris.