3º Fashion Hub Talks apresenta:
A jornada sustentável, da indústria ao varejo
19 de Outubro de 2021
17 h – 18h
Local: canal Fashion Hub (youtube)
Tema – A jornada sustentável, da indústria ao varejo.
Desde que a máquina a vapor ajudou a lançar a Revolução Industrial, as operações em grande escala aumentaram os padrões de vida, proporcionaram escolhas mais ricas do que nossos ancestrais sonhavam – e geraram consequências indesejadas, incluindo a poluição.
A pandemia COVID-19 apresentou um desafio imprevisto tanto para a indústria, quanto para o varejo, pois ambos enfrentam o impacto imediato da falta de matéria prima, da queda na demanda por muitos produtos, bem como as necessidades urgentes de garantir a segurança dos funcionários, colaboradores e da sociedade como um todo. No entanto, mesmo enquanto o mercado luta com as mudanças estruturais e as sociedades e economias caminham para a “próxima normalidade”, as próprias empresas têm uma janela de oportunidade para adaptar suas operações para ajudar a reduzir os impactos que a mudança climática trará.
Devemos tratar as mudanças climáticas como uma ameaça imediata, assim como devemos tratar as crises conectadas da natureza e da perda de biodiversidade, da poluição e do lixo como emergenciais.
Também em pauta, a inovação no modelo de negócios voltado para o atendimento da demanda por tecnologias com baixo teor de carbono e produtos mais sustentáveis; bem como reorientar as cadeias de abastecimento para práticas mais “circulares”. Essas visões gerais rápidas devem servir como iniciadores de pensamento úteis e fontes de inspiração para líderes em qualquer setor que buscam mapear sua própria jornada de sustentabilidade.
Convidados
Yuri Gricheno e Carolina Matsuse fundadores da Insider store – uma marca nativa digital que produz roupas funcionais e sustentáveis, produzidas com tecnologia têxtil.
Gabriella Constantino Leal fundadora da Pretty New – um dos primeiros e-commerces de second-hand do país.
Rafael Morais, diretor executivo da Brasil Eco Fashion Week (BEFW)- a maior plataforma de Moda Sustentável da América Latina.
Mediação
Tereza Cristina Horn – cofundadora do Fashion Hub e diretora da 221 consultoria.
Participantes
Carolina Matsuse e Yuri Gricheno
Carolina Matsuse cursou engenharia no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e estudou na Stanford University. Trabalhou como consultora no Boston Consulting Group e em startups como Uber e Quinto Andar.
Yuri Gricheno se formou em Relações Internacionais pela FDU, nos Estados Unidos, e também estudou na Stanford University. Ao voltar para o Brasil, trabalhou na agência UKTI onde realizava pesquisas de mercado e desenvolvia parcerias entre empresas brasileiras e britânicas, e na consultoria Falconi.
Juntos, fundaram a Insider Store, uma marca nativa digital que produz roupas funcionais e sustentáveis, produzidas com tecnologia têxtil.
Como a Insider Store começou
Fundada em 2017, a Insider surgiu a partir de uma dificuldade pessoal do cofundador em vestir roupas sociais durante o calor. Yuri usava camisa social para trabalhar e se incomodava com a transpiração e manchas de suor no tecido, foi então que percebeu a oportunidade de resolver esse problema através de um produto que sentia falta no mercado brasileiro.
Depois de muitas pesquisas, usando a metodologia do design thinking, protótipos e testes, o primeiro produto foi desenvolvido: a undershirt Insider.
Hoje a marca tem um mix de produtos essenciais com uso exclusivo de materiais biodegradáveis e certificados produzidos localmente. Possui trezentos mil clientes e uma base de 1M de acessos/mês na loja online.
Gabriella Constantino Leal
Estudou International Business na European Business School (EBS) e fez cursos relacionados a moda nos prestigiados Instituto Marangoni, em Milão, e Central Saint Martins, em Londres.
Foi com essa bagagem que idealizou o Prettynew: uma plataforma que ressignifica o modo de consumir moda e luxo. Como uma perfeita millennial, não quis fazer mais do mesmo e criou uma marca com o seu negócio e expande, cada vez mais, o seu legado.
Criado em 2014, o Prettynew nasceu com a proposta oferecer peças-desejo seminovas das principais marcas de luxo a preços acessíveis, estimulando a cultura do second-hand e do consumo consciente, trazendo essa preocupação para o cenário do consumo online.
O Prettynew busca semear essa consciência de consumo e quebrar o preconceito do vintage, fazendo a economia, a moda e porque não, as energias, girarem. Ao longo dos seus 6 anos de história, se estabeleceu como um dos grandes players do mercado no Brasil e, através do e-commerce, da suas redes e de ações no offline, se lançou à frente das tendências da indústria e da forma de consumo.
Rafael Morais
CEO e coidealizador da Brasil Eco Fashion Week.
Inicialmente a partir da necessidade de se criar espaços mais democráticos e com a temática da sustentabilidade em discussão, declara Rafael Morais, empresário e publicitário de formação que idealizou com parceiros o BEFW – a primeira semana de moda sustentável reconhecida no país. “Quando você começa a produzir um desfile ou semana de moda, precisa ter certeza de que os parceiros estejam minimamente sintonizados com o nosso propósito”.
O Brasil Eco Fashion Week está abrindo um precedente para marcas, iniciativas e eventos da moda mais verdes – influenciando ao longo destes 4 anos o mercado de moda no Brasil como um todo. Com a primeira edição realizada em 2017, a plataforma logo tornou-se referência por apresentar processos produtivos para o mercado de moda sustentável. Até 2020, realizou cerca de 250 atividades, como desfiles, talks, palestras, workshops e oficinas, envolvendo 150 speakers, convidados nacionais e internacionais das áreas de negócios, criação, produção, inovação e tecnologia para a moda.
Em 2019, a Brasil Eco Fashion Week reuniu mais de 150 empresas, e no a no seguinte 2020, mesmo com os desafios impostos durante a pandemia do Covid-19, realizou evento no formato online e envolveu mais de 80 empresas em uma edição recorde de público. Mais de 10 mil pessoas passaram virtualmente pela 4ª semana de moda, um crescimento de 233% se comparado ao público do 1º evento, além de um aplicativo de rastreabilidade com tecnologia blockchain, criado para apresentar as marcas e seus processos com transparência para o consumidor.
Neste ano, a 5º edição, da Brasil Eco Fashion Week (BEFW) contou com dois eventos simultâneos: um no Brasil, com 18 fashion films, debates e palestras e um na Itália com showroom e desfiles presenciais.
Tereza Cristina Horn – mediadora
Graduada em História pela UFMG, com MBA’s em Marketing, Branding, Negócios da Moda pela PUC e cursos na área de Marketing Digital pela ESPM. Depois de ter trabalhado em importantes empresas do setor da moda mineira, iniciou seu próprio negócio em 2006, a 221 Consultoria. Ao longo desses anos já atendeu mais de 100 empresas dos segmentos da moda, beleza e fitness, prestando serviços de planejamentos, de branding, marketing, gestão comercial, além de capacitação de equipes. Nos últimos anos tem se dedicado a pesquisa sobre sustentabilidade e inovação, sendo co-fundadora do Fashion Hub.