Gastronomia

RESTAURANTE CARIOCA LASAI, DO CHEF RAFA COSTA E SILVA, ESTÁ ENTRE OS 50 MELHORES DO MUNDO

22 jun 2025 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

O The World’s 50 Best anunciou nesta quinta-feira, dia 19 de junho, os 50 melhores restaurantes do mundo em 2025. Único representante do Brasil na lista, o Lasai, no Rio de Janeiro, conquistou a 28ª posição. É a primeira vez que uma cozinha carioca aparece como a mais bem colocada do país no prestigiado ranking internacional. A classificação foi revelada durante cerimônia realizada em Turim, na Itália. De lá, o chef Rafa Costa e Silva – que em breve abre seu segundo restaurante, o Bonnacia Osteria, na Casa Marambaia, em Petrópolis – celebrou a conquista e lamentou a ausência de outros brasileiros na seleção principal (a versão estendida, do 51º ao 100º lugar, foi divulgada no dia 05 de junho).

“Representar o Brasil e o Rio em uma lista como essa, ao lado de tantos colegas talentosos do mundo inteiro, é motivo de muito orgulho para toda a equipe do Lasai. As premiações não pautam o nosso trabalho, mas, além de encherem os nossos corações de alegria, trazem uma visibilidade comercial relevante e o destaque internacional que a gastronomia brasileira merece”, afirmou Rafa Costa e Silva. “Por isso, minha torcida é sempre para que tenhamos cada vez mais restaurantes brasileiros e sul-americanos reconhecidos e celebrados”, completou.

Para a titular da Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro (SMTUR-Rio), Daniela Maia, o reconhecimento de um restaurante carioca como o melhor do país reflete o enorme potencial gastronômico da cidade. “O Lasai representa o que há de melhor na nossa Cidade Maravilhosa, e ter um carioca da gema como o Rafa Costa e Silva representando a cozinha brasileira nos deixa muito felizes”, ressalta a secretária. “A gastronomia é um componente essencial da identidade histórico-cultural do Rio e, hoje, é reconhecida não apenas como uma das principais tendências do turismo global, mas, também, como um ativo estratégico para o desenvolvimento econômico da cidade”.O primeiro lugar do The World’s 50 Best Restaurants 2025 ficou com peruano Maido, restaurante do chef Mitsuharu “Micha” Tsumura em Lima. Mais de mil especialistas anônimos do setor de restauração e da indústria de hospitalidade – com equilíbrio de gênero entre os votantes e cobertura de 27 regiões em todo o planeta – compõem o painel de votação que resulta na lista dos melhores restaurantes do mundo. Chefs, restaurateurs, jornalistas e viajantes experientes indicam 10 restaurantes, sendo pelo menos três de fora de sua região de origem. A votação é individual, confidencial e baseada em experiências gastronômicas vividas nos 18 meses anteriores ao encerramento do processo. Todo o sistema de votação e apuração dos resultados é auditado de forma independente pela Deloitte, o que assegura a integridade e a autenticidade da lista final.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post