Decoração, Eventos

Novos Talentos Brasileiros – Design & Arte inaugura exposição com exibição de 100 protótipos e projetos com soluções de mobiliário e acessórios para a casa, criados por designers de todo o Brasil

03 set 2021 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

De 10 de setembro a 26 de setembro o CasaShopping sediará a 6ª edição do projeto, com o objetivo de ser uma vitrine para novos talentos e impulsionar o mercado de design

Acima, a poltrona Benjamim, assinada por Gustavo Bittencourt da ADP, RJ

Visando estimular a recuperação do setor para os novos designers e de olho nas soluções de mobiliário para o “novo normal”, o projeto Novos Talentos Brasileiros – Design & Arte realiza sua 6ª edição entre os dias de 10 de setembro a 26 de setembro, com exposição no CasaShopping, no Rio de Janeiro, em uma área aberta de 300 metros quadrados. 

Voltado para designers de produtosarquitetos e designers de interiores de todo o Brasil – de estudantes, formandos, formados e profissionais já no meio a artesãos – o projeto busca dar visibilidade aos profissionais que estão despontando neste mercado, abrindo espaço para que possam apresentar suas criações em fase de prototipagem ou em recente linha de produção, tanto ao público como ao mercado e à indústria de movelaria e decoração. 

Desta vez, serão expostas 74 peças físicas, entre móveis e objetos para a casa, e mais 36 projetos no Mural de Boas Ideias, um grande painel onde são apresentados sketches de produtos que ainda não saíram do papel, ilustrados com 3Ds renderizados no formato A3. A participação no Mural é gratuita e, assim como na exposição física, os projetos passam por um critério de seleção que considera a qualidade e originalidade dos trabalhos recebidos pela organização do evento. 

De acordo com Sandro Schuback, idealizador e organizador da Novos Talentosdesta vez, além das categorias usuais de itens para a casa – MóveisUtensílios Domésticos, Luminárias mantivemos a categoria especial ‘Novo Morar’ e lançamos a categoria Objetos Decorativos”, com o desafio de apresentar soluções de design para a nova realidade que vivemos, e dar lugar a novos designers que procuram a exposição para lançar suas peças de arte e decorativas., explica o empresário. Entre as peças selecionadas, figuram desde cadeiras, luminárias, mesas a fruteiras, tábuas e talheres, além de peças com funções específicas para o momento atual e que prometem se tornar um hábito na vida dos brasileiros – como ter um banco na entrada da casa para trocar os sapatos quando chegar da rua, por exemplo.



Da esquerda para direita: Luminária Gomo, assinada por Tomás Breves e Sapateira-Banco Zion, assinado pelo médico veterinário, Bernardo Loureiro, Rio de Janeiro

BENEFÍCIOS DA NOVOS TALENTOS: TODOS GANHAM

A ideia é que, através dessa vitrine, as indústrias moveleiras e os lojistas possam conhecer o trabalho de novos designers promissores, provenientes de todo o Brasil, e transformar seus projetos e protótipos em produtos viáveis para produção e comercialização, criando uma cadeia de incentivos e estimulando a economia do setor. Além da visibilidade e do networking, os designers selecionados pelo projeto participam de uma rodada de pitch e adquirem mais conhecimento sobre a área, através de palestras e mesas redondas com empresários, designhunters e designers de sucesso, promovidas pela organização da Novos Talentos

Durante o evento, os profissionais participantes do Morar Mais por menos, visitam a exposição, e a partir da escolha deles de acordo com a adequação dos seus projetos, os produtos são levados para compor seus ambientes durante os 45 dias da mostra, que esse ano acontece dos dias 1º de outubro a 14 de novembro, em um casarão projetado pelo designer francês Gilles Jacquard, em São Conrado, RJ.

Este ano a exposição tem a presença da 1ª Mostra Signature da Vitória Stone com o objetivo de valorizar o mercado de rochas, apoiando arquitetos e designers renomados a projetarem móveis exclusivos com pedras naturais brasileiras  que ressaltam a versatilidade dos materiais e valorizam seu uso.



Acima, a Fuga Coffee Table, de Isabela Gobel e Sandro Mussi para a 1ª Mostra Signature da Vitória Stone

O evento ainda conta com as participações especiais do Sergio Rodrigues Atelier, honrando a memória do maior nome do design de mobiliário nacional no mês em que ele completaria 94 anos e do Atelier Fernando Mendes.


Da esquerda para a direita:, Banco Marcos, assinado por Sergio Rodrigues e Banco Antonio, assinado por Fernando Mendes

NOVOS TALENTOS 2021

Pela sexta vez consecutiva, o showroom da Novos Talentos Brasileiros – Design & Arte terá lugar no CasaShopping, considerado o maior shopping de decoração da América Latina, com 70 mil metros quadrados, circulação a céu aberto e 170 lojas – entre elas, as principais marcas do segmento de arquitetura, construção e design de interiores.

A cenografia desta edição continua a cargo de Rodrigo Rochet (@rochetarquitetura), arquiteto e urbanista formado pela UFRJ. Rodrigo busca ampliar seus conhecimentos em novos métodos e práticas que envolvem a relação entre arquitetura, urbanismo, paisagismo e o design. Além de explorar as ferramentas que podem servir à construção contemporânea e sustentável. Para a exposição do ano passado, nosso conceito foi o diverso, mostrando a diversidade na decoração e arquitetura. Com módulos expositivos concentrados e coloridos. Já este ano, trabalharemos com o conceito inverso. Toda a mostra será em preto e branco com tons de cinza, trazendo uma outra cara para a exposição. Os módulos antes concentrados no meio, agora foram explodidos e separados, se transformando em microconjuntos de módulos que proporcionarão mais visibilidade aos produtos expostos e maior fluidez na circulação do público visitante., conta Rochet.

Para dar vida ao projeto, mais uma vez contamos com as placas cimentícias da nossa patrocinadora Eternit Brasil que dão forma aos módulos expositores.

A execução de parte da cenografia da Novos Talentos contou pela terceira vez com o apoio do Projeto Mão na Massa – Mulheres da Construção Civil, que capacita mulheres de 18 a 45 anos em situação de vulnerabilidade social, com escolaridade superior ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A exposição Novos Talentos está inscrita nas leis de incentivo à cultura, nos âmbitos federal, estadual e municipal, e conta pela segunda vez com patrocínio da Eternit* e pela primeira vez pela VitóriaStone** e NicePhotos***

Na última semana da exposição serão divulgadas as peças vencedoras, que conquistaram maior destaque no evento, eleitas por um júri composto por profissionais ligados ao universo do design e da decoração, entre jornalistas, empresários, influenciadores e designers de renome.

Com entrada gratuita, a exposição NOVOS TALENTOS BRASILEIROS – DESIGN & ARTEestará aberta à visitação pública de 10 de setembro a 26 de setembro, no CasaShopping, (Bloco P, 2º piso), em frente a Onda.

*Grupo Eternit: A companhia é especializada no fornecimento de matérias-primas, produtos e soluções para o setor de construção civil, e líder de mercado no segmento de coberturas. A Eternit está presente no Brasil desde 1940 e conta hoje com unidades de produção em seis estados, além de 15 mil revendedores – o que a torna presente em todo o território nacional. O Grupo Eternit é uma companhia de capital aberto desde 1948, com ações na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA), negociadas no Novo Mercado, segmento que congrega as empresas que voluntariamente assumiram o compromisso com as mais elevadas práticas de governança corporativa.

*Vitoria StoneGrupo especializado no fornecimento alargado de superfícies de primeira qualidade para todo o mundo! Granito, quartzito, placas de mármore: possuem mais de 25 anos de experiência em mineração,beneficiando e comercializando as mais belas e elegantes rochas ornamentais das pedreiras brasileiras. O grupo Vitória Stone hoje exporta para o mundo mais de 1 milhão de de metros quadrados de chapas por ano, reconhecida como um dos principais players mundiais do setor de rochas. 

*NicePhotos: O Nicephotos é oferecido pela Pixel House Soluções em Imagem LTDA., que desde 2004 vem se consolidando como referência na internet através de serviços pioneiros de revelação digital, fotolivros e criação de fotoprodutos, como os extintos Oi Fotos e iG Fotos, e agora com o Nicephotos e e-Photobook.

6ª edição da exposição NOVOS TALENTOS BRASILEIROS – DESIGN & ARTE● Visitação: 10 de setembro a 26 de setembro de 2021, de acordo com o horário de funcionamento do CasaShopping.● Local: CasaShopping (Avenida Ayrton Senna, 2.150. Bloco P, 2º piso), Barra da Tijuca – RJ.● Entrada gratuita.● Informações: (21) 2512-2412● Site: www.novostalentosdodesign.com● Facebook e Instagram: @novostalentosbrasileiros ● Realização: Morar Mais Cultural

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post