A moda é um dos principais setores da economia criativa, gerando milhares de empregos na cadeia produtiva e no varejo, porém atuar neste mercado requer lidar com processos únicos e complexos. Foi pensando em desvendar esse “quebra-cabeça, que a mentora de marcas, professora e coordenadora da pós-graduação em negócios e varejo de moda da FAAP, Marília Carvalhinha, escreveu o livro “Unboxing Negócios de Moda: Empreendedorismo, Planejamento e Gestão”. O livro traz uma visão aprofundada sobre a complexidade dos negócios de moda, abordando de maneira completa os principais pilares deste setor: marketing, operações e finanças. A cada nova coleção, uma empresa de moda lança novos modelos de roupas, sapatos ou acessórios, cada um com suas variações de cores e tamanhos. Este processo gera consequências em todas as dimensões dos negócios e por esse motivo é importante os empreendedores criarem estratégias para lidar com os desafios. “Eu trabalho há anos com o mercado de moda e sempre senti a necessidade de gerar uma ponte entre o universo da gestão e o da moda. Durante minha experiência, adequei modelos mentais, metodologias e ferramentas para lidar com as peculiaridades dos negócios de moda. Já vinha trabalhando esse conteúdo no ambiente acadêmico e com meus clientes de consultoria, então resolvi encarar o desafio de colocar tudo no papel”, afirma Marília. Com o lançamento do livro, Marília espera dar ferramentas para que as marcas de moda potencializem seus resultados, reduzindo os desperdícios de energia, tempo e dinheiro com estratégias erradas. Segundo o levantamento do Instituto IEMI – Inteligência de Mercado, os dados de 2023 apontam para uma comercialização do vestuário em geral de 6,5 bilhões de peças, 3,5% a mais do que em 2022, se tornando o melhor período depois da pandemia. Com o desafio de retomar o crescimento afetado pelos últimos 3 anos, profissionais e gestores precisam de métodos mais assertivos para esse mercado, por isso o livro surge no momento certo. “Pela característica da moda, a maior parte dos autores se dedica a explorar os fatores simbólicos das roupas, seu papel cultural na sociedade, história da moda, desenvolvimento de produtos, tendências e criatividade. Quando se trata de negócios, existem livros sobre marketing e comunicação de moda, sendo que poucos se dedicam a tratar sobre a cadeia produtiva e o processo de compras” afirma Marília. O título do livro traz a palavra em inglês Unboxing, por ser um termo muito utilizado atualmente para representar a experiência de desembrulhar algum produto, envolvendo um prazer na revelação de algo. A autora correlaciona este nome com o livro para traduzir a ideia de desvendar a complexidade dos negócios de moda.
O livro será lançado pela Editora Appris com pré-venda a partir de 24 de julho e no dia 03 de agosto acontece o evento de lançamento para convidados, na FAAP em São Paulo.10 jul 2023 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários