No dia 16 de abril, sábado, às 16h, será destaque a oficina Tafke-â Cruz – Pintura corporal, dança e canto. No dia 17 de abril, domingo, às 16h, terá a oficina Plantas medicinais sagradas, com Xumaya Xya.
No percurso das seis exposições em cartaz, “Novos ares! Pontal reinventado”, o público pode ver a beleza das Bonecas Karajá – entre os segmentos “Terra, Terra” e “Entre Beiras e Margens”. A respeito desta cultura, está na parede um texto de Ailton Krenak, em que comenta a ligação proposta pela curadoria de associar a terra ao fogo, ao ar e à água em um só entendimento de que “nós somos natureza, e essa interdependência é vital.”
No dia 18 de abril será realizada a live Mulheres indígenas na cerâmica, às 18h, no canal do Museu do Pontal no Youtube.
PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA CULTURAL DOS DIAS 16, 17 E 18 DE ABRIL
· SÁBADO, DIA 16 DE ABRIL
11h e 15h – Visita Musicada pela Arte e Cultura Popular Brasileira
12h e 17h – Baú de Brinquedos
16h – Tafke-â Cruz – Pintura corporal, dança e canto
· DOMINGO, DIA 17 DE ABRIL
11h e 15h – Visita Musicada pela Arte e Cultura Popular Brasileira
12h e 17h – Baú de Brinquedos
16h – Plantas medicinais sagradas, com Xumaya Xya
· SEGUNDA, DIA 18 DE ABRIL
18h – Live Mulheres indígenas na cerâmica, às 18h, no canal do Museu do Pontal no Youtube.
O Museu do Pontal, por meio da lei federal de incentivo à cultura, tem o Instituto Cultural Vale como patrocinador estratégico. BNDES, Itaú, Repsol Sinopec e Ternium, também por meio da lei de incentivo, e ainda a Prefeitura do Rio, são os patronos da instituição.