Com o renascimento, presente a partir do Século XIV, a beleza feminina começou a ser vista com outros olhos pela sociedade. Mas, diferente do que muitos pensam, a “mulher bela” não era apenas a que se vestia bem e conservava os cabelos arrumados. A “boniteza” estava inclusa na personalidade de cada uma, em sua forma de ser e de agir perante aos outros.
“A beleza tem um poder muito especial. Certos textos místicos usam a feminina como um símbolo da divina origem e reflexo do amor sagrado na forma terrena”. É o que declara Lu Valença, que irá guiar a visitação da “Exposição Mulheres e Deusas”, que estará em cartaz entre 30 de novembro e 11 de dezembro no Petit Palais – Sede da Sérgio Castro Imóveis (RJ) promovida pela Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, com curadoria de Bayard Boiteux e Ana Botafogo, e montagem de Thiago Oliveira.
Valença menciona que o objetivo do evento é a retratação da mulher como parte essencial no processo de construção da sociedade. Fala, também, que elas possuem um potencial extraordinário. “Às vezes, se diz que elas já sabem tudo, pois têm o poder de se unir a uma vida que levam dentro de si e trazê-la ao mundo. Em uma sociedade, onde muitas vezes se veem com os papéis trocados ou velados, a necessidade de uma essência feminina nos convoca a um resgate que reafirma essas características”.
Musas, deusas, heroínas e amantes ilustram as múltiplas faces que definem a lapidação única da joia que compõe cada mulher. A aguerrida, romântica, que sofre e conquista, é valorizada em todas as suas faces nos traços de Luciane Valença, marcando o valor e o direito de ser mulher em toda a sua plenitude.
Lu Valença debruça-se na essência de seu próprio feminino”, declara Cláudio Castro, presidente da Associação.
A exposição é o primeiro evento da Associação após a oficialização da pandemia, mas para a proteção de todos, seguirá todas as medidas de segurança e por isso, é obrigatório o uso de máscaras, além da apresentação do certificado de vacinação, com a primeira e segunda dose em dia.
A mostra poderá ser conferida de segunda à sexta, das 14h às 17h30. As visitas só poderão ser feitas por meio de agendamento, realizado pelo email ascomdivulgario@gmail.com.