Cultura

Estreia amanhã nos cinemas “Primavera” filme com Ana Paula Arósio e Marília Gabriela

16 fev 2022 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

Após um ótimo desempenho em festivais nacionais e, principalmente, internacionais (veja lista abaixo) estreia amanhã (17) nos cinemas o novo filme de Carlos Porto de Andrade J., ”Primavera ”.

O diretor e roteirista é considerado o Papa do Super 8, tendo representado o Brasil em diversos festivais de curta e média-metragem, inclusive em Cannes, por duas vezes. Seus filmes fazem parte do acervo do MIS (Museu da Imagem e do Som) com títulos como “Saudade”, “História Passional,Hollywood,Califórnia”, “Copacabana” e “Senhorias de Avignon”. Com “Primavera” o diretor retorna à cena este ano com um projeto mais pessoal, porém sem perder a linguagem experimental que caracteriza sua obra. “Carlos Porto é um diretor único e despertou em mim o fascínio pelas artes plásticas e cênicas. Foi maravilhoso participar do projeto “Primavera”, cujo processo de criação acompanhou o meu processo de desenvolvimento pessoal e profissional”, declara a Ana Paula Arósio sobre seu trabalho (ainda inédito) com o diretor.

Além da atriz, “Primavera” tem ainda em seu elenco Ruth de Souza, falecida em julho de 2019, Ruth Escobar, uma das grandes damas do teatro, aqui em sua última atuação, e Marília Gabriela, ganhadora do prêmio de Melhor Atriz no Festival Brasil de Cinema Internacional, em 2018, ao interpretar o personagem Nossa Senhora das Rosas, uma estátua que ganha vida. “Fui a melhor ‘santa do pau ôco’ que consegui ser em meio ao brilho ilustre de grandes estrelas do cinema nacional.”Primavera” merecia exibição nas telonas há muito tempo. Agora chegou sua hora e vez. Um filme lindo ! Que tenha o reconhecimento que merece!“, elogia a atriz e apresentadora.

No elenco também estão os atores Werner Schünemann, Carlos Casagrande e Caco Ciocler, que empresta a sua voz para narrar essa história incomum.

Distribuído pela O2 Play e produção da Notábile Filmes, o longa foi rodado em 2005 e imprime em sua narrativa um mosaico cinematográfico onde as imagens filmadas se mesclam a imagens de diversos arquivos que vão desde cenas guardadas no Museu do Índio até o Acervo Humberto Mauro. “É uma raridade, é mais que cinema, é arte”, declara o crítico de cinema Rubens Ewald Filho, falecido em junho de 2019. 

Outro elogio vem do cineasta Cacá Diegues. “Fiquei muito emocionado vendo o filme. Valeu a pena esperarem tanto para fazê-lo. Deve ser uma grande vantagem vê-lo em tela grande”.

O longa apresenta a história de uma família através de memórias que são transmitidas para o filho, momentos antes da morte do pai. A narrativa se inicia com o primeiro ancestral, um inglês que viveu no final do século XVIII, e segue até seus herdeiros brasileiros (veja sinopse abaixo). 

Em cena, parte do elenco do filme “Primavera”/ 

Crédito: Rinaldo Martinucci

Sinopse

Momentos antes de sua morte, um pai revela ao filho as memórias da família à qual pertencem. Tudo o que resta são evidências fragmentadas, fotos destruídas e eventos contraditórios, descritos em um livro perdido no tempo. A narrativa se desenvolve em uma atmosfera de sonho que nos conduz pela saga de uma família incomum, que sobrepõe a lenda aos fatos.

O ponto de partida é o primeiro ancestral, um inglês de reputação duvidosa, que chega ao Brasil no final do século XVIII e se casa com uma senhora portuguesa, dona de um extenso pedaço de terra. Seus herdeiros se tornarão os protagonistas dessa história de conflitos, amores e misterios.

No amor, os segredos guardados levarão à morte. Mas para esses personagens, estar na memória é continuar vivendo.
 


Ruth de Souza em cena no filme “Primavera”, dirigido por Carlos Porto de Andrade Jr. /
Crédito: Rinaldo Martinucci

Festivais

“Primavera” participou nos últimos anos de diversos festivais. Veja a lista:

Premiações:

Festival Brasil de Cinema Internacional – 2018 – Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Atriz (Marília Gabriela), com Menção Honrosa para Ruth de Souza.

México International FF 2018 – Best Drama ;

Los Angeles FF/April 2018 – Best Feature All Genre; 

Only The Best FF (EUA) 2021 – Best Experimental Film;

Aasha International FF (India) 2021 – Best Feature Film;

Mosaik Bridging The Borders Award 2021 – Ramsgate FF(UK) – Best Feature.

Finalista:

Las Vegas International FF – EUA 2019 – (finalista – Best Film);

Ouchy Film Awards – Suíça 2021 – (finalista -Best Film);

ABQ International FF – EUA 2021 – (finalista – Best Edition);

Artic FF – Noruega 2021 – (finalista – Best Feature Film).

Aporia International Village 2021 – (Korea) – Best Film.

Seleções Oficiais

Firenze Film Festival – Itália – 2018

FESTin – Lisboa – Portugal 2018

Portland Film Festival – EUA – 2018

Portuguese Language Film Fest- Budapest – Budapeste – 2019

First Time Filmmakers Sessions – UK – Inglaterra – 2020

Future Archives Film Series – Arlington – EUA – 2021

Ramsgate International Film Festival – UK – Inglaterra – 2021

LetWorks Am Latino Film Festival – RockVille – EUA – 2021

Ciclo Independiente – La Plata – Argentina – 2021

SonderBlu Film Festival – New York – EUA – 2021

Paradise Film Festival – Budapeste – 2021

Festival Mundial Cine Vera Cruz – México – 2021

Lift -Off Global Network – First time Filmmaker Sessions – 2020

Semana Del Cine Latinoamericano (La Plata – Argentina) – 2021

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post