Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento.
São mais saudáveis e saborosos, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos.
Na agricultura (produção de frutas, legumes e verduras) utilizam-se apenas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo. E ainda usam-se sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão de obra.
Na produção de carnes e ovos orgânicos, os animais são criados sem a aplicação de antibióticos, hormônios e anabolizantes. Que quando são consumidos por nós seres humanos por muito tempo, são muito prejudiciais a saúde.
Infelizmente o Brasil é o país que mais usa agrotóxicos no mundo!!!
A única desvantagem dos alimentos orgânicos, é que ainda são muito mais caros do que os alimentos convencionais, já que são produzidos em menos escala e os custos de produção ainda são maiores. Porém com o aumento dessa produção, futuramente os preços ficarão mais baixos .
Enquanto os preços não diminuem, segue uma dica preciosa para diminuir os níveis de agrotóxicos de frutas, legumes e verduras:
A Regra do 5211 :
Colocar os alimentos que serão consumidos num recipiente com 5ml de tintura de iodo 2%, em 1 litro de água potável, e deixar de molho por 1 hora, tampado com um pano e deixar no escuro para não oxidar o iodo.
Espero que ajude 😉
04 jul 2018 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários