Bem-Estar

Como está o seu estilo alimentar?

09 fev 2019 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

A maior prevenção inicia-se na alimentação. Quando nos servimos de alimentos frescos e nutritivos, nossa sensibilidade aos estímulos aumenta (cheiro, paladar) e também a percepção sobre os sinais do corpo. É este o caminho do tornar-se cuidador de si mesmo. Produtos ricos em açúcar branco, sal, álcool, café e substâncias químicas (incluindo o tabaco) têm ação anestesiante ao paladar e ao olfato, mascaram o sabor e anulam o instinto alimentar, aquilo que nos faz saber/sentir qual o melhor alimento para nos nutrir de acordo com o nosso estado e condição.

A maneira que comemos é um reflexo simbólico de como lidamos com nossas emoções; engolir sem mastigar, falar enquanto come, em meio ao barulho e agitação, sem tempo para este momento, nos tornam surdos as necessidades do organismo.

Para modificar nossos hábitos, começamos a observar nossa maneira de viver, sem modificá-la, estabelecendo uma relação entre o que comemos e como nos sentimos. Substituir os alimentos processados por frescos ao invés de modificar hábitos brutalmente pode ser uma opção mais certa de que a mudança e a aceitação ocorrerão progressivamente. Nosso humor agradece. Já dizia Hipócrates “Que o alimento seja o seu remédio”.

A saúde é o equilíbrio entre alimentação, metabolismo e eliminação.

De que você se alimenta, nutre, inspira, sonha?

Como se alimenta, mastiga, reflete, compreende?

Como você elimina, processa, absorve, desapega?

Por onde começar??? Comece reconhecendo e tomando consciência

dos efeitos da sua alimentação atual no seu organismo,

na sua mente, nos seus sentimentos, no seu estado de espírito.


Isabela Castro

Natural Chef

Terapeuta Ayurvédica

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post