Beleza, Bem-Estar

FOOTCARE: EXPERT DÁ DICAS PARA MANTER ROTINA DE CUIDADOS COM OS PÉS EM CASA

20 jul 2020 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

Com a chegada do inverno, algumas partes do corpo acabam sofrendo ressecamento. Esse é o caso dos pés, que são naturalmente mais secos do que outras regiões do corpo. Para evitar que os pés fiquem ressecados, ásperos e com rachaduras na superfície da pele, a dermatologista especialista em cosmiatria parceira Ricca, Luciana Garbelini, dá três dicas simples para manter uma rotina prática de footcare. Confira! 

REMOÇÃO DE CÉLULAR MORTAS

Para manter a boa aparência dos pés, a especialista indica a remoção das células mortas concentrada nos calcanhares. “Para essa função, as lixas de duas faces de granulação são ótimas alternativas. O lado mais áspero remove o excesso de tecido morto e calosidades, enquanto a menos áspera elimina pequenas imperfeições, como rachaduras superficiais”, explica. 

Porém, a expert alerta o cuidado quanto a frequência de lixar os pés. “Indico, no máximo, 2x ao mês. Criar esse hábito em um espaço curto de tempo pode deixar a pele tão fina a ponto de aumentar as chances de rachaduras”, esclarece. 

HIDRATAÇÃO 

“Considerando que os pés são mais ressecados, esse passo é fundamental. O ideal é fazer isso logo após o banho, porque a pele estará limpa e os poros dilatados, facilitando a absorção do creme”, explica a especialista, que também sugere a inclusão de um ritual de automassagem para a absorção completa do produto. Para a massagem fazer efeito, a expert indica movimentos circulares intercalados com leves pressões feita com os polegares nas solas dos pés. 

Para a hidratação ter sucesso é fundamental escolher bem o produto que será aplicado nos pés. “Opte por dermocosméticos com compostos naturais porque eles são à de base extratos vegetais com ação benéfica no alívio da sensação de peso e inchaço nas pernas e nos pés, além de contar com ativos hidratantes que reforçam a pele.” 

ESCALDA PÉS

O passo é simples. “Em uma bacia com água morna adicione chás de ervas, como camomila e chá verde ou óleos essenciais, e mergulhe os pés por completo. Fique com os pés nessa solução por 10 a 20 minutos. Isso vai aliviar dores nas pernas e pés, micoses, problemas de circulação e calos, além diminuir o inchaço e estresse por meio da sensação de relaxamento”. 

De acordo com a profissional, o escalda pés tem esse efeito porque essa região possui várias terminações nervosas que estão ligados a diferentes órgãos do corpo e a pressão e o aquecimento desses pontos são capazes de restabelecer o equilíbrio energético do corpo. 

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post