Novidades

Rafael Matheus, influenciador fashionista que quebra tabus criando sapatos para mulheres do Brasil todo.

09 jun 2021 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

Rafael Matheus é um dos maiores nomes contemporâneos quando o assunto são os calçados femininos. Ao preservar a essência de ouvir seus clientes, seus calçados são verdadeiras obras de arte que despertam os desejos das consumidoras brasileiras.

A história de Rafael começa em Campina Grande – PB com vendas informais ao lado de sua mãe:

“Minha história na moda começou com 15 anos, com uma venda informal porta a porta. Minha mãe comprou algumas sandálias para vender e logo me dispus a ajudar, diante da necessidade. Logo em seguida comecei a trabalhar na empresa que ela comprava os sapatos, como vendedor, e vivi esse ciclo durante 8 anos.

Em 2012 tive a oportunidade de abrir minha primeira loja física, que ficava localizada no interior da Paraíba, em uma cidade com 20 mil habitantes. No ano de 2016, consegui abrir mais duas lojas físicas, ambas na Paraíba.

Com o crescimento das redes sociais, tendo em vista que hoje elas são vitrines do meu produto, consegue abranger clientes de vários estados do Brasil, pude analisar meu público e ver que a maior parte dele estava localizado no Sul e Sudeste do país.

Em 2020 fui pego de surpresa com a pandemia, e foi mais um momento desafiador em minha vida, decidi em meio a tantos medos e incertezas que essa seria a hora de arriscar, e resolvi apostar todas as minhas fichas em São Paulo, abrindo um centro de distribuição e e-commerce, para atender com mais rapidez a região Sul e Sudeste do Brasil. Essa escolha foi um divisor de águas em minha vida.

Sim, tive influência e também ajuda de muitas pessoas pelo caminho, em especial de um grande amigo que trabalha com vestuário feminino e com digitais influencers de nível nacional, ele quem abriu as portas pra mim quando resolvi vir para São Paulo

Há quantos anos trabalha com calçados? Quando decidiu que essa seria sua vertente?

Trabalho ao todo com calçados há 15 anos, comecei como vendedor e tracei um longo caminho até ter minha marca própria. Decidi que essa seria minha vertente quando comecei a fazer o curso superior de Arquitetura, e não me identifiquei com o mesmo. Acabei chegando à conclusão que o meu universo era o mundo da moda, e o que eu amava fazer era sapatos.”

Por trás do sucesso de uma marca com mais de 200 mil seguidores, passam muitos sacrifícios e dificuldades, o jovem empreendedor abre com exclusividade barreiras que teve ao longo de sua trajetória na moda:

Passei por inúmeras dificuldades, vou citar as mais relevantes. Desde o começo, quando tive a iniciativa de abrir minha primeira loja em 2012, por se tratar de uma loja em uma cidade no interior da Paraíba, com em média 20 mil habitantes muitos falaram que não iria dar certo, mas fui persistente.

No ano de 2018, quando passei por um reposicionamento de marca, onde fiz a mudança do nome anterior, para o meu nome.

E em 2020, quando surgiu a pandemia e em meio a um cenário desesperador, lojas fechadas, e meses sem venda presencial, resolvi me mudar para São Paulo.”

Rafael Matheus é o rosto que estampa sua marca em publicidades e fala sobre o tabu de ser um homem representando a moda feminina e o sucesso com suas clientes:

“Hoje eu sou muito grato e ao mesmo tempo me vejo como inspiração para muitas pessoas que tem medo de ousar, por se identificarem com o público e universo feminino, me sinto quebrando alguns tabus que a sociedade impõe.

Calçar o público feminino é muito desafiador, tenho que sempre estar antenado a moda, aos materiais e tendências da próxima estação, ao produto que elas estão desejando no momento.

As consumidoras entendem e ficam impressionadas quando sabem quem é o Rafael, por trás da Rafael Matheus, um jovem empreendedor de apenas 30 anos, e com muita bagagem nas costas.”

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post