Novidades

Quarentena instiga novo olhar sobre a paternidade: imagens e histórias refletem pais mais participativos e amorosos

07 ago 2020 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

Pais foram colocados à prova na quarentena, fazendo malabarismos com carreiras e filhos. A Shutterstock retrata a diversidade através das lentes de oito fotógrafos.

Nos últimos anos, as manchetes das principais publicações têm mostrado que o conceito de “paternidade” como conhecíamos está mudando. Estereótipos e preconceitos sobre paternidade e gênero estão caindo, pois, estudos revelam que não há diferença entre mães e pais quando se trata de temas importantes para a criação de filhos como calor e encorajamento. 

Ao mesmo tempo, pais em todo o mundo têm defendido uma licença paternidade justa e um papel ativo na educação de seus filhos. E hoje vemos representações realistas de pais amorosos na mídia. Em 2020, o papel dos pais deve evoluir ainda mais. Como a quarentena forçou muitos de nós a trabalhar e estudar de casa, os pais foram colocados à prova, fazendo malabarismos com suas carreiras e seus filhos. Em última análise, vimos imagens edificantes de famílias que passam mais tempo juntas e pais que trabalham com prazer adaptando-se a uma vida mais completa dentro de casa. 

Hoje, mais do que nunca, as pessoas querem momentos reais nos bancos de imagens, e quando falamos de fotos stock do Dia dos Pais, é importante representar pais em todo o mundo com precisão e autenticidade, com idades, etnias, habilidades, orientações e papéis variados na família. Pedimos a oito fotógrafos talentosos que nos levassem aos bastidores de algumas de suas fotografias mais comoventes e memoráveis, para que pudéssemos conhecer sua inspiração e sua motivação. Essas fotografias contam uma história verdadeira e autêntica sobre pais, figuras paternas e o papel de um pai na família moderna. 

Alguns deles trabalham com suas próprias famílias, enquanto outros colaboram com clientes, amigos e conhecidos. Mas cada um deles presta uma homenagem ao laço único e duradouro entre pai e filho. Levou muito tempo para o Dia dos Pais se tornar uma data reconhecida, mas essas imagens mostram a importância do seu significado. 

“Tive sorte de ter conseguido capturar esta foto com a expressão da Sunny.” Ashley Kamara 

 Foto de Ashley Kamara .

Qual é a história por trás dessa foto? 

Sunny, minha filha, tinha acabado de fazer sete anos. Eu tinha a minha câmera para capturá-la soprando as velas em seu bolo de aniversário. A manta que ela está segurando era de estimação, desde seus primeiros anos de vida. Sempre esteve com ela nos momentos de celebração e quando ela precisava de conforto. 

O pai dela se abaixa para manter contato visual durante as conversas. Ele sempre tem essas frases curtas de lembrete, principalmente de agradecer por estar vivos e com saúde mais um ano. Ele costuma lembrar nossos filhos sobre gratidão, alegria e amor, e tenta muni-los com confiança. 

“Eu amo como este momento é real.” ​ Inti St Clair / Blend

Adoro como este momento é verdadeiro. Esses pais estavam bem cansados, como todos os pais de primeira viagem. Mas ainda assim queriam saber se eu iria direcionar como atuar (eu não fiz), se esperava alguma atitude etc. Eu disse que só queria que fossem eles mesmos. Pedi simplesmente que curtissem o bebê e capturei isso. O amor e a admiração deles brilharam. 

Foto Int St Clair / Blend

“Como alguém que trabalhou com várias famílias, o que me chama a atenção é a sua dinâmica familiar.”Alpana Aras-Rei 

Foto Alpana Aras – Rei

Qual é a história por trás dessa foto? 

DJ é um colega fotógrafo. Eu o conheço há algum tempo e tive a honra de fotografar sua doce família. Fizemos esta sessão com sua esposa e dois meninos em sua casa. Em inúmeras ocasiões, eu já tinha visto DJ interagir com seus filhos, assumindo aquele papel de pai ativo. Seja levando os garotos para caminhar em Oakland Hills ou cozinhando uma refeição com eles – é uma experiência cheia de diversão e bagunça. 

Ao ter trabalhado com várias famílias, o que se destaca para mim é a dinâmica familiar. É muito claro como este pai é presente na vida de seus filhos. Este momento terno segurando seu filho transmite, em todos os sentidos, o grande pai que ele é – um papel que ele parece gostar muito. 

“Sinto-me inspirada a captar imagens que me fazem lembrar o que importa na vida.” Nicole Sanchez 

Foto Nicole Sanchez

Qual é a história por trás dessa foto? 

Estes são meu marido e nossos dois filhos. Sinto-me inspirada a captar imagens que me fazem lembrar o que importa na vida. A vida familiar é composta de pequenos momentos que logo são esquecidos. A vida com crianças é tão corrida, que aproveitar um tempo de lazer torna a vida mais doce. 
Enquanto nos adaptamos à vida com dois, passamos muitas manhãs preguiçosas na cama, e tenho que agradecer ao meu marido por isso. Ele está sempre me lembrando de ir mais devagar e não me preocupar tanto com o tempo ou com a lista de tarefas. Por causa dele, temos muitas lembranças de momentos como este, apenas curtindo estar juntos antes de começar nosso dia. 

“Esta imagem foi tirada numa sessão 24 – as primeiras 24 horas após o nascimento de um bebê, geralmente no hospital.” Cynthia Dawson 

Foto Cynthia Dawson

Qual é a história por trás dessa foto? 

Essa imagem foi tirada durante as primeiras 24 horas após o nascimento de um bebê, o que costuma acontecer no hospital. Estas são algumas das minhas sessões favoritas, e o que mais lembro foi como este pai estava calmo em confortar seu novo bebê. Ela rapidamente se aninhou nele, e ele então passou o resto da sessão abraçando-a e admirando-a. Foi muito doce! 

“Esta imagem foi tirada nas férias com a minha família.” Devon Hall 

Foto de Devon Hall

Qual é a história por trás dessa foto? 

Esta imagem foi tirada nas minhas férias com a família. O garoto é meu filho, e o pai bonitão é meu marido. Este momento foi fugaz; o sol era duro – não é o que normalmente prefiro para fotografar – mas a tomada foi suave, doce e até meio inocente. Meus dois meninos estavam fazendo uma boquinha à tarde – cerveja para o pai e pizza para o menino. Resume perfeitamente o clima descontraído de férias que todos amamos. 

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post